Franco da Rocha entra na rota turística do estado de São Paulo no segmento “Negócios e Cultura”

Franco da Rocha formalizou na terça-feira (31), adesão à rota turística do estado de São Paulo no segmento “Negócios e Cultura”. Com a entrada na chamada região turística (RT), a cidade passa a ter representatividade no turismo regional e pode planejar o desenvolvimento do setor de forma estratégica, contribuindo para a geração de emprego e renda em toda a região.

A adesão de Franco da Rocha à RT “Negócios e Cultura” ocorreu na última reunião do grupo de trabalho dos municípios participantes. Representando Franco da Rocha, a assessora de gestão Fabiola Andrade assinou o documento de adesão junto ao secretário de Cultura e Turismo de Carapicuíba Evaldo Claudino e com a presença do assessor técnico de gabinete da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP Vanilson Fickert.

As regiões turísticas são territórios que possuem características similares ou complementares e aspectos em comum, como identidade histórica, cultural, econômica e até geográfica. Um dos principais objetivos das regiões turísticas é realizar o mapeamento de roteiros e itinerários que percorrem as principais atrações, eventos, serviços e toda a gama de oferta turística da cidade, bem como fomentar políticas públicas de melhorias para o setor e valorizar a cultura local, trabalhando o turismo de forma integrada e regionalizada. Fazem parte da RT “Negócios e Cultura” as cidades de Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Itapevi, Jandira e Osasco.

De acordo com secretário adjunto de Cultura Adilson Cunha, para Franco da Rocha é de grande valia a inclusão da nossa cidade na Região Turística Negócios & Cultura. “A adesão reafirma a potência que temos, além do impacto positivo que vai resultar no desenvolvimento não só do turismo mas também econômico em todos os municípios no entorno”, disse.

Região Turística “Negócios e Cultura”

Os municípios da região turística “Negócios e Cultura” estão ligados à construção da Estrada de Ferro Sorocabana. São antigos pontos de parada de tropeiros e bandeirantes, que se emanciparam em belos municípios com infraestrutura urbana completa, espelhada na capital paulista. As cidades dessa região abrigam diversas empresas de grande porte, devido aos incentivos fiscais das prefeituras locais e o desenvolvimento econômico crescente nas redondezas.

Para a assessora Fabiola Andrade, Franco da Rocha tem possibilidade de fazer parte de outras RTs, como “Histórias e Aventuras” e “Turismo de Fé”. “Nós temos muito potencial, aqui você encontra opções de turismo cultural com o Museu de Arte Osório Cesar; turismo de aventura com o Parque Estadual do Juquery; turismo religioso com a Festa de Santa Cruz dos Valos; turismo rural com o Assentamento São Thomas Balduíno, entre outras potencialidades. Atualmente, estamos pleiteando a entrada na RT “Serras e Águas” porque temos a represa Paiva Castro na cidade”, revela a assessora.

“Formalizar o turismo na cidade fomenta muitos setores da economia, são benefícios diversos, como emprego, comercio informal, coletivos, organizações não governamentais e até a infraestrutura urbana com a vinda de recursos e investimentos para melhorias na cidade”, completou Fabiola.

Texto: Luana Nascimento – Foto: RT “Negócios e Cultura”