Prefeitura inicia operação do novo abrigo emergencial de inverno

Com a chegada dos dias mais frios do ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, já se organiza para acolher a população em situação de rua e oferecer proteção aos que mais precisam. Com isso, nesta terça-feira (13), foi inaugurado o novo abrigo emergencial de inverno, localizado na antiga unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que fica na Travessa Mario Cruz, no centro da cidade.

Veja fotos do novo serviço.

O Prefeito Dr. Nivaldo visitou o abrigo em seu primeiro dia de funcionamento na companhia da secretária interina de Assistência Social e também responsável pela pasta da Saúde, Thais Marquês, da secretária adjunta Iara Coqueiro e toda a equipe que compõe a pasta. Dr. Nivaldo elogiou a nova instalação e e assistência oferecida às pessoas em situação de rua.

Com capacidade para atender até 40 moradores, o serviço conta com quartos com separação masculina e feminina/LGBTQIA+, espaço pet, banheiros, área para higienização de roupas com máquina de lavar, cozinha e refeitório.

A entrada no abrigo acontece a partir das 18h e logo que chegam, os moradores são recebidos por uma equipe de saúde volante, que fará atendimento nos serviços de acolhimento do município. Eles recebem kit de higiene pessoal com sabonete, toalha, escova de dentes, pente e creme dental e, em seguida, podem tomar banho, jantar e dormir. Os animais, grandes companheiros da população em situação de rua, também têm acolhimento garantido no espaço pet. Pela manhã, os atendidos tomam café, fazem a higiene pessoal e deixam o local até às 8h.

De acordo com Thais Marquês, o abrigo emergencial localizado no centro também é importante por estar mais próximo dos locais onde a população de rua costuma permanecer durante o dia. “Também há a possibilidade das pessoas procurarem pelo abrigo ao longo da noite, situação que pode ser facilitada pela localização do novo abrigo emergencial”, disse.

O processo de encaminhamento ao abrigo é feito pelos assistentes sociais da prefeitura, que mapeiam possíveis lugares onde os moradores costumam ficar e fazem a abordagem social. Os que já conhecem o serviço costumam chegar ao local por iniciativa própria. As refeições servidas são elaboradas pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e o preparo fica por conta de entidades voluntárias da sociedade civil.

Segundo a secretária adjunta Iara Coqueiro, desde 2019, o número de pessoas em situação de rua no município cresceu, o que demandou um espaço maior de acolhimento dessa população. “A pandemia, as dificuldades econômicas e o empobrecimento da população fizeram com que o número de pessoas em situação de rua aumentasse”, explicou Iara.

Resgate da cidadania

O resgate da cidadania é prioridade no atendimento às pessoas em situação de rua, por isso, durante a permanência dos atendidos no abrigo emergencial, assistentes sociais realizam um trabalho que abrange entrevista individual, emissão de primeira ou segunda via do documento de identidade, inserção no CadÚnico para que possam ser incluídos nos programas de transferência de renda, cadastro no CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), bem como investigação das relações nucleares para buscar a reinserção familiar.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).