Obra de ampliação e reforma do Cras Lago Azul chega a 84% de conclusão

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Projetos e Fiscalização, está finalizando a obra de construção do novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Lago Azul. A edificação, que fica na rua Oroxó, está com 84% de conclusão e tem previsão de término para o final do mês de agosto.

Confira imagens da obra

A obra do novo Cras tem como objetivo aumentar a capacidade de atendimento aos moradores do bairro e diminuir os problemas com as enchentes, uma vez que a nova estrutura está preparada para este tipo de situação, devido aos pilares que foram erguidos tornando o prédio elevado e, evitando assim, inundação interna. Neste momento, os trabalhadores estão executando o preenchimento com forro, pintura interna e externa e a colocação dos pisos.

O prédio será maior que a antiga unidade, totalizando 2.885 metros quadrados. Serão 23 espaços, com sala de entrada, recepção, administração, sala de espera, sala de cadastro, depósito, espaço para os técnicos e coordenadores, cinco salas multiuso, cozinha, sala de serviço e sanitários, um deles com acessibilidade, além da quadra poliesportiva, construída na área onde ficava o antigo Cras, em um total de 480 metros quadrados de área coberta.

De acordo com a equipe do Cras, os espaços terão um direcionamento específico para cada tipo de atendimento. As salas multiuso serão usadas para acolher usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de ações com o Serviço de Proteção e Atendimento integral (PAIF), reuniões com as famílias do Programa Bolsa Família, oficinas de segurança alimentar, além das ações e atividades com a comunidade.

Dona Nancy Gomes, de 65 anos, é moradora do bairro há mais de 20 anos e também faz parte do grupo de cantoras sertanejas de Franco da Rocha, “Andorinhas do Lago Azul”, criado durante as atividades do grupo de idosos do Cras, ela mostrou estar ansiosa pelo novo espaço. “No Cras desenvolvemos muitas atividades, temos até espaço para ensaiar, e, neste momento, estamos fazendo tudo no campinho aqui perto. Estou ansiosa pelo novo prédio, ele está muito bonito e fizemos até peças de artesanato para decorar o prédio. É como esperar por uma reforma na casa da gente”, comentou a moradora.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior