Alunos das oficinas culturais expõem trabalhos na Casa de Cultura Marielle Franco

Com início em 10 de junho, a exposição “Artes Visuais” está aberta ao público na Casa de Cultura Marielle Franco com mostras dos trabalhos artísticos criados pelos alunos das oficinas da Secretaria Adjunta de Cultura, no qual são apresentados trabalhos artesanais e manuais que fornecem ao visitante uma rica experiência sobre o artesanato e cultura local. Veja fotos da exposição

A exposição faz parte da Mostra de Arte e Cultura (MAC) que traz ações artísticas e culturais realizadas pela prefeitura e ocorrerá de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados das 13h às 17h.

Na amostra, os alunos das oficinas de estamparia, xilogravura (Juquery Gráfico), fotografias, biscuit, desenhos e instalações visuais tiveram um envolvimento efetivo com muita dedicação e entusiasmo, relata o professor de xilogravura e curador da exposição, Edmar Almeida, que ressalta a importância do projeto para a cidade e região. “O envolvimento prático era de muita reflexão sobre o nosso papel e o papel da educação como ferramenta de transformação pela cultura local”. Edmar acrescentou ainda que cada aluno envolveu suas particularidades em seus trabalhos, como lembranças da infância, e que as aulas serviram como estímulos de atenção para a vida.

A importância da realização deste projeto foi muito grande também para os alunos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e Centro de Convivência (Ceco) que se sentiram importantes e empoderados, pois cada um realizou suas peças personalizadas e criativas, onde viram, inclusive, a possibilidade da comercialização.

Segundo a professora e psicoassistente social Rosana Maria Corrêa de Lima, todas as aulas tinham uma roda de conversa durante a elaboração das peças, o que possibilitou, por ser uma oficina indicada para a terapia, uma forma de desabafar, expor as ideias e pensamentos que muitos não tinham onde expressar, além do atendimento clínico, eles podiam, inclusive escolher o que queriam modelar, além da aula já explicativa.

Em média, participam das oficinas 80 alunos da faixa etária de 10 a 70 anos que contam com nove oficinas de artes visuais distribuídas em estamparia artesanal, biscuit, boneca de pano, desenho, xilogravura (juquery gráfico), técnicas de desenho Realista, bordado, fotografia e pintura em pano.

Texto: Amanda Iglesias – Foto: Orlando Junior