Agentes da Secretaria de Saúde realizam ação de combate e prevenção ao Aedes aegypti

No último sábado (25), a prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Saúde e Núcleo de Zoonoses e Vetores, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) realizou ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. As vistorias foram realizadas no bairro Lago Azul em mais de 500 casas, onde foram encontrados seis focos, que já estão em análise.

Confira fotos do trabalho feito pela equipe

Na ação, os moradores tiveram orientação dos agentes sobre os métodos de prevenção à proliferação do mosquito e aos ambientes e materiais que favorecem a sua reprodução, como vasos de planta, ralos, calhas, baldes, tonéis e caixas d’água. Os objetos encontrados encontrados foram devidamente cobertos, bloqueando criadouros e eliminando os focos encontrados em acúmulos de lixo, frestas e buracos.

Durante a vistoria, os agentes identificados com crachá e devidamente preparados, visitaram residências, comércios, canteiros de obras, escolas, dentre outros estabelecimentos públicos e privados a fim de eliminar o mosquito e as doenças que por ele são transmitidas. Além de todos esses procedimentos, o grupo repassou instruções para que as famílias e os locais visitados possam reconhecer os primeiros sintomas das doenças transmitidas pelos vetores da dengue.

De acordo com o Gestor do Núcleo de Zoonoses Vitor Rubio, foi realizado orientações sobre a dengue, entrega de material educativo e manual que fala sobre a destruição dos focos do mosquito e como eles são criados.

Durante a vistoria foram fornecidos panfletos informativos à população.

Confira algumas dicas para combater os criadouros do mosquito:

Garrafas PET e de vidro: Devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou virados para baixo;

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso;

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo;

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados;

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda;

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Texto: Amanda Iglesias – Foto: Orlando Junior