Semana da diversidade: Equipe de Assistência Social discute políticas públicas para o público LGBTQIA+ de Franco da Rocha

Como parte da programação da Semana da Diversidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (28), um encontro com gestores (as) da secretaria para discutir políticas públicas para o público LGBTQIA+ de Franco da Rocha.

Veja fotos do encontro

Com realização da equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), o encontro foi conduzido pela advogada, militante dos direitos LGBTQIA+ e assessora jurídica do Centro de Referência , Rose Gouvêa, e pela coordenadora do Creas, Andrea Silva.

“Esse encontro faz parte do processo do poder público, especialmente na Semana da Diversidade, em promover a cidadania e garantia dos diretos do público LGBTQIA+ que sofre todos os dias com a violência, desigualdade e o preconceito. É fundamental que façamos essa discussão para que essas medidas de apoio não sejam momentâneas, mas sim, contínuas”, explica Andrea.

Entre os temas abordados, estava a história da sigla LGBTQIA+ e o significado de sua nomenclatura; diferenças entre orientação sexual e identidade de gênero e o decreto municipal nº 3240 de 2022 que dispõe do uso do nome social de travestis ou transsexuais no âmbito da administração pública municipal direta e indireta de Franco da Rocha.

“Decidimos realizar essa atividade no dia 28 de julho, pois é a data que representa o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Esse orgulho que é uma representação de resistência contra tudo e aqueles que ferem os direitos LGBTQIA+, com o objetivo de que nossa sociedade possa um dia ser segura e respeitosa para essas pessoas”, disse a advogada e militante, Rose Gouveia.

Nesta quarta-feira (29), mais um encontro com o mesmo tema foi realizado, desta vez, com os servidores de diferentes equipamentos da Secretaria de Assistência Social.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos