Servidores da Prefeitura participam de curso de capacitação sobre segurança elétrica no ambiente de trabalho

Para aprimorar os conhecimentos sobre segurança elétrica no ambiente de trabalho, os servidores da Prefeitura de Franco da Rocha estão recebendo uma formação sobre a Norma Regulamentadora de Seguranças em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR10, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja.

O curso, ministrado por meio da Escola de Governo em parceria com a Secretária de Obras e Serviços e Defesa Civil, é voltado para servidores que executam serviços operacionais com eletricidade em média tensão, cabines primárias ou mesmos postos avançados, sistema elétrico de potência e gestores.

A NR10 auxilia o trabalhador a conhecer as condições básicas de segurança elétrica em atividades do dia a dia. Wilson Alves é engenheiro eletricista e engenheiro de Segurança do Trabalho e ministrou as aulas de segurança elétrica para os funcionários.

A primeira aula aconteceu nesta segunda-feira (4), e o conteúdo inclui introdução em medidas de controle; intervenções em instalações elétricas; controle dos riscos e equipamentos necessários, além do aprendizado ilustrativo em física e as unidades de medidas em Watts e Volts.

Durante a semana, os trabalhadores aprenderam sobre medidas de proteção coletiva e individual; segurança em projetos; seguranças em instalações elétricas desenergizadas e energizadas; proteção contra incêndio e explosão, entre outros assuntos. Os participantes também tiveram treinamento de primeiros socorros com o Diretor da Defesa Civil, Francisco Antônio de Queiroz.

Segundo o engenheiro, o objetivo do curso é garantir que os trabalhadores compreendam sobre a geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica. “Sabendo sobre o consumo poderão aplicar o aprendizado em suas casas e com ainda mais segurança”, garantiu.

Ao final da formação, será entregue um certificado de conclusão e, em breve, novas inscrições serão abertas.

Texto e foto: Khananda Beatriz