Consórcio Luz de Franco inicia segunda etapa do processo de modernização da iluminação pública da cidade

A Prefeitura, por meio do Consórcio Luz de Franco da Rocha, segue dando continuidade no processo de modernização e eficientização energética da iluminação pública do município.

Atualmente, está sendo realizada a etapa de manutenção preditiva, cujo principal objetivo é antecipar e encontrar a raiz dos problemas de iluminação pública.

Para que a verificação dos sistemas ocorra com sucesso, as equipes da Luz de Franco da Rocha estão instalando o quadro de telegestão nas luminárias de LED, que são mais modernas e têm uma melhor capacidade de iluminação. O processo consiste na instalação de uma placa eletrônica capaz de fazer o controle das lâmpadas, permitindo, por exemplo, programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas, identificar falhas como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, e regular a intensidade da luz emitida. Além disso, as equipes não precisam mais sair às ruas para detectar possíveis erros, visto que o próprio sistema envia notificações de reparo.

O servidor da Secretaria de Obras e Serviços Wilson Alves, engenheiro eletricista e fiscal de contrato do consórcio Luz de Franco, diz que a automatização do sistema trará um controle mais efetivo do sistema de iluminação pública, podendo refletir na qualidade de vida da população”, comentou o engenheiro.

O contrato de Parceria Público Privada (PPP) com o consórcio Luz de Franco tem duração de 13 anos e o maior objetivo é reduzir os problemas com iluminação na cidade, além de modernizar e expandir o parque de iluminação. Após o término da etapa atual, acontecerá a terceira e última fase, que consiste na manutenção elétrica dos pontos de iluminação.

Texto e foto: Khananda Beatriz