Tecnologia da Informação: Curso fornecido pela prefeitura capacita jovens e adultos para o mercado de trabalho

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Assistência Social, está ministrando curso de Tecnologia da Informação para jovens e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Centro Solidário de Qualificação Profissional. O curso visa qualificar e capacitar jovens e adultos para entrar nesta área de mercado de trabalho.

Atendidos pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), os alunos aprendem teoria e prática da introdução à informática para aqueles que nunca tiveram contato com o mundo tecnológico. E assim, ao final, todos os alunos saem capacitados para serem inseridos no mercado de trabalho.

Ao todo, a capacitação oferece 25 vagas com duração aproximadamente de duas semanas, além de todo o material básico, como apostilas e computadores que ficam à disposição durante as aulas. Ao final, a turma participa da formatura com entrega de certificado.

Com muita vontade de aprender, os estudantes recebem formação em funções básicas de hardware e software; word, excel; power point; funções do chrome e da internet e seus atalhos, entre outros aprendizados.

Segundo o professor Jakson Souza os alunos aprendem também a elaborar currículo e recebem dicas sobre carreira profissional e empreendedorismo. “Tenho certeza que eles saem daqui bem mais preparados do que quando entraram”, acrescenta o professor.

A aluna Solange Braga, 55, é técnica de enfermagem e diz que está no curso para se aprimorar em sua profissão com foco na área administrativa. “O curso agregou muita coisa para mim, antes eu tinha muita dificuldade com o computador, era um bicho de sete cabeças, agora estou tirando todas as minhas dúvidas e superando as dificuldades”, afirma. “A tecnologia faz parte da nossa vida, então a gente precisa saber. E eu pretendo realizar outros cursos dentro da área”, acrescenta a aluna.

As inscrições para os cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social são realizadas por links divulgados nas redes sociais da Prefeitura ou presencialmente no Centro Solidário de Qualificação Profissional, onde os interessados precisam comparecer com documento com foto e comprovante de endereço.

Texto: Amanda Iglesias – Foto: Orlando Junior