Obras de captação e evacuação de águas pluviais estão sendo feitas nos bairros Fazenda Belém e Parque Pretória

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, deu início neste mês às obras de construção de escadaria hidráulica na rua Geraldo Aparecido Franco de Oliveira, no bairro Companhia Fazenda Belém e revitalização de escadaria e execução de canaleta na rua Bem-te-vi, no Parque Pretória.

Na Companhia Fazenda Belém, a construção da escadaria hidráulica se deu por conta das fortes chuvas, principalmente do mês de janeiro, em que chegou a ocorrer deslizamento de um bambuzal ao lado da viela pública que não suportou a pressão da água que chegou até as residências.

Com a construção, isso vai mudar, pois a escadaria hidráulica captará as águas disciplinando o curso e fazendo com que elas se desviem do bambuzal e sigam o fluxo diretamente para a drenagem da via até o canal mais próximo. Segundo o engenheiro civil da Secretaria de Obras e Serviços, Deivison dos Santos, a intenção é diminuir a probabilidade de deslizamento de terrenos em declive. Até o momento, já foram realizadas as fundações e concretagens, e agora será iniciado o processo de alvenaria. A previsão de término do serviço é para o final deste mês.

Já a obra de revitalização de escadaria e execução de canaletas para captação de águas pluviais, no Parque Pretória, está sendo efetuada devido ao desgaste e ação do tempo, pois o escadão recebia um grande volume de água, principalmente em temporadas de chuvas fortes, o que acabava trazendo problemas para os moradores locais e munícipes que por ali passavam.

A obra já está com 70% de conclusão e se encontra no segundo trecho do escadão, onde foi reconstruído a maioria dos degraus e já está sendo executada a canaleta de drenagem. “O desvio no passeio para a captação de água pluvial será direcionado diretamente para a boca de lobo, evitando que a água transborde para a escadaria”, afirmou o engenheiro civil responsável pela obra, Marcos Ladeia. A finalização do serviço está prevista para o início do mês de agosto.

Texto: Amanda Iglesias – Foto: Khananda Beatriz e Amanda Iglesias