Merenda saudável: Horta cultivada por alunos da Emeb Maria Aguilar leva alimentos frescos e nutritivos direto para o prato

A alimentação saudável deve ser incentivada desde cedo, e os alunos da Emeb Maria Aguilar Hernandez estão experimentando na prática como o contato com verduras e legumes frescos e o consumo mais saudável são uma importante ferramenta de aprendizado. Há cerca de um mês, foi iniciado um projeto de horta na escola, com alimentos plantados pelos próprios estudantes. Veja fotos da atividade.

Nesta segunda-feira (25), foi dia de colheita na Emeb, alunos do 5º ano acompanharam o vice-diretor Marcelo Zampolli até a horta para colher os alimentos para serem servidos no cardápio da merenda do dia. Alface, couve, tomate, rúcula, pimenta, chás e temperos diversos estão crescendo na horta da escola, e das mãos das crianças, os alimentos vão direto para as merendeiras, que preparam a merenda com carinho, garantindo uma refeição mais variada e nutritiva.

Além de incentivar a boa alimentação, o projeto oferece uma conexão com novos sabores, texturas e cores, criando a oportunidade de os estudantes provarem novos alimentos e desenvolverem bons hábitos alimentares, que também são levados da escola para a casa.

Na hora do recreio, a alface fresquinha, colhida na horta, está colorindo o parto das crianças. A aluna Manuela Gabriela diz que já gostava de comer alface e outras verduras em casa e ter o alimento que ela mesma ajudou a cultivar na merenda, foi ainda melhor. “Eu adoro alface, já era acostumada a comer em casa e ter aqui na merenda também é ótimo. Na horta, a minha turma ajudou a limpar a grama que cresce em volta e a gente aprendeu bastante sobre os alimentos”, contou a aluna do 4º ano.

De acordo com Marcelo Zampolli, todas as turmas participam do cultivo da horta e cada uma contribui em alguma das etapas do processo de desenvolvimento das verduras e legumes”, detalha o vice-diretor. “Aqui na escola, nós trabalhamos o tema da alimentação saudável na sala de aula também com atividades relacionadas à educação alimentar, fazendo com eles associem melhor o cardápio e conheçam de onde vêm os alimentos”, acrescentou Marcelo.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior