Vacinação contra gripe e Covid-19: De escola em escola, campanha “Escudo de Proteção” é sucesso entre as crianças

A Prefeitura, por meio das Secretarias da Saúde e Educação e Cultura, está realizando a campanha “Escudo de Proteção” para lembrar a população de se vacinar contra a gripe e a Covid-19.

A ação conta ainda com a participação muito especial da Elsa, personagem do Filme Frozen da Disney, que está percorrendo escolas municipais junto às equipes de saúde para levar informação sobre a importância da vacinação às crianças franco-rochenses, tornando-as agentes multiplicadores da vacina, o grande escudo de proteção contra doenças respiratórias, mais frequentes no período de inverno.

“Uma vez que as crianças estão conscientes, elas vão passando para seus familiares a importância da vacinação e vão incentivá-los a tomarem a vacina, além de levar também os pequenos para tomarem a vacina”, disse a diretora da Emeb Dra. Zilda Arns, Fabiana Vieira.

Para a professora de educação básica Vanessa dos Santos, “as crianças têm naturalmente medo da vacina, e a campanha consegue amenizar esse temor”, e acrescenta que “com os pequenos estando bem, a gente se sente bem e todos ficamos mais seguros”.

Ao todo, as equipes da Secretaria da Saúde e a Elsa visitarão 54 escolas municipais, nos períodos matutino e vespertino. Os encontros são feitos com música, entretenimento e muita informação, e termina com as crianças levando para casa o famoso selo do escudo de proteção contra a gripe e a Covid-19.

A personagem Elsa, que antes vivia na neve, diz que está amando conhecer todas as crianças, além de deixar sua principal mensagem para toda a população: “Neste inverno, é pra gente ter cuidado em dobro, porque os vírus, tanto da gripe quanto da Covid, aumentam mais nos dias frios. Então, a gente precisa se cuidar. E é muito importante que os papais, mamães e seus filhos se protejam e tenham sempre a vacinação em dia”, afirmou.

Para se vacinar basta apenas se encaminhar a uma UBS mais próxima com RG, CPF e cartão do SUS e, para os casos de atualização das doses da Covid-19, é preciso levar a carteirinha de vacinação.

Texto: Amanda Iglesias – Foto: Orlando Junior