Projeto Franco Jovem: Em reta final, alunos do curso de gastronomia colocam a mão na massa e surpreendem jurados

O curso “No Mundo do Trabalho Gastronômico”, do projeto Franco Jovem, chegou ao fim com muita emoção e aprendizado para os alunos numa avaliação final no estilo masterchef. Realizado pela prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Funcad (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) e a Cecon (Centro Educacional Continuado em Desenvolvimento Social), em três meses, os alunos aprenderam a pôr a mão massa e dar o seu melhor na área da gastronomia, e apresentaram seus pratos aos jurados na segunda (8) e terça (9).

Veja fotos das atividades

O curso, que visa qualificar e capacitar jovens e adolescentes na área gastronômica, e que oferece também oportunidade de geração de renda, é voltado aos franco-rochenses de baixa renda e/ou em estado de vulnerabilidade social atendidos pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social).

Nesta apresentação e avaliação, os alunos montaram a entrada, prato principal e uma sobremesa, desde sua execução até a finalização, e colocaram em prática tudo o que foi aprendido ao longo do curso, lidando com muita emoção e a pressão de trabalhar em uma cozinha.

A professora Mirian Busato disse que o processo de aprendizado dos alunos foi desafiador e envolvente, pois a maioria dos alunos não tinha muito conhecimento na culinária. “Eles aprenderam valores e técnicas da cozinha, e ainda venceram muitos desafios e conseguiram lidar com tudo. Eles realmente se dedicaram”, afirma animada a professora.

Os alunos foram divididos em seis equipes classificadas em três cores, azul, vermelha e verde, e realizaram pratos como batata recheada, risoto, strogonoff de carne, maminha com arroz branco, rondelli de dois queijos, nhoque com molho à bolonhesa e sobremesas de terrine de chocolate, torta de limão, casca de chocolate e merengue, pavê de maracujá e flan de chocolate com geleia de morango.

A aluna Joana Alves, 18, moradora bairro Jardim Luciana, disse que o processo do curso foi muito bom e houve muito aprendizado. “Eu já trabalhei na área, mas aprendi técnicas novas e totalmente diferentes das quais eu trabalhava. Depois do curso, pretendo trabalhar na área com economia solidária”, relata.

Carlens, 17, nasceu no Haiti e vive no Brasil há dois anos com o pai e a tia. Morador do Jardim Progresso, o aluno conta que o Franco Jovem foi uma grande experiência, pois, embora seu pai trabalhe como chefe de cozinha, nunca havia se interessado pela culinária, mas mudou de ideia quando iniciou as aulas. “Eu não tinha o hábito de cozinhar, mas aqui aprendi tanto sobre os alimentos, sabores e a combinação de tudo isso, que acabei gostando de preparar os pratos, especialmente os salgados. Gosto muito do Brasil e também de Franco da Rocha, tem sido bom estar aqui.”

Carlens fala francês e creole e já consegue se comunicar muito bem com os colegas e a professora, que o ajudam com o nome dos pratos e de alguns alimentos, proporcionando um intercâmbio cultural entre os alunos do projeto.

Durante a exibição e degustação dos pratos, os jurados seguiram critérios como cor, textura do prato, apresentação, sabor e quantidade de ingredientes utilizados; as notas variavam de um a cinco.

Segundo a secretária interina de Assistência Social Thais Marquês, que participou da mesa de jurados foi um prazer estar presente e avaliar todos os pratos porque todos estavam maravilhosos. “Ver essa dedicação e o resultado de tudo isso é muito satisfatório, vai muito além do sabor”, declarou a secretária.

Durante a formatura, prevista para semana que vem, será divulgada a equipe vencedora, que receberá um troféu personalizado do projeto Franco Jovem, além de certificados e medalhas.

Texto: Amanda Iglesias – Foto: Orlando Junior/César Iury