Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e multivacinação

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade.

No sábado, 20 de agosto, a prefeitura fará o dia “D” de divulgação e mobilização para a vacinação contra poliomielite, bem como para atualização das carteirinhas. O horário de abertura e fechamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que participarão do mutirão será das 7h às 16h. Confira as unidades participantes:

– UBS Centro
– UBS Jardim Luciana
– UBS Lago Azul
– UBS Pretória
– UBS Vila Eliza
– UBS Parque Vitória
– UBS Rosalina

O que é a Poliomielite?

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas.

Tratamento
Não existe tratamento específico, todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, recebendo tratamento dos sintomas, de acordo com o quadro clínico do paciente.

Sequelas

As sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não tem cura. As principais são:

problemas e dores nas articulações;
pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão;
crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose;
osteoporose;
paralisia de uma das pernas;
paralisia dos músculos da fala e da deglutição, o que provoca acúmulo de secreções na boca e na garganta;
dificuldade de falar;
atrofia muscular;
hipersensibilidade ao toque.

Prevenção

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).