Defesa Civil de Franco da Rocha realiza simulado de prevenção em emergências no bairro Jardim dos Reis

Na última terça-feira (23), a Defesa Civil de Franco da Rocha, em uma parceria com a Defesa Civil do Estado e as defesas civis regionais, realizou um simulado de prevenção em Emergências na Rua Alexandre Magno, no Jardim dos Reis.

Conduzida com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as Secretarias Municipais parceiras, a simulação se inicia com o roteiro de em um dia chuvoso com o acumulado de 100 milímetros, onde um terreno de aproximadamente 10 metros de altura acaba cedendo e as casas que existem no local vão abaixo.

20 vítimas são localizadas e precisam do resgate o mais rápido possível. Estas vítimas são classificadas por cores de gravidade sendo: verde, para as vítimas que estão com vida e que conseguem sair do local andando; amarela, para pessoas que estão com ferimentos graves, mas precisam de ajuda; e vermelha, nos casos mais graves, onde a vítima está desacordada ou até mesmo sem vida.

Enquanto a equipe de bombeiros está realizando os resgates e levando as vítimas até as ambulâncias, os grupos de vistoria estão passando pelas casas que ficam em volta do desastre removendo os moradores e direcionando-os pelas rotas de fuga mais seguras. Esses moradores recebem acolhimento em tendas por assistentes sociais, agentes de saúde, conselheiros tutelares e as zoonoses que farão o cadastro e a triagem dos moradores e das vítimas nos escombros.

Após este plano de ação e o término dos cadastros, as equipes de resgate seguem procurando até que a última vítima seja encontrada, para assim, encerrar a operação.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Dorival José, o Jota, é muito importante que a população saiba os primeiros passos neste tipo de situação.

“Corremos com aproximadamente 80 milímetros de chuva, neste caso, o número foi bem maior. A primeira coisa que os moradores devem fazer ao perceber o risco, é deixar a moradia e seguir para uma área mais segura, não há outra opção”, afirmou o coordenador.

O Prefeito Dr. Nivaldo Santos também esteve presente na simulação e agradeceu as equipes por este treinamento. “É muito importante que nos preparemos para eventos naturais, assim haverá redução dos danos, principalmente em épocas de enchente na cidade. Estamos trabalhando na construção de pôlderes nas margens do Rio Juqueri, galerias pluviais e foram investidos mais 150 milhões em obras de combate às enchentes”, disse o Prefeito.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Karina Müller