Dia D de Vacinação garante imunização e prevenção para crianças e adolescentes em Franco da Rocha

No último sábado (20), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos. No dia, teve a continuidade também da vacinação contra a Covid-19 e a gripe.

Sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participaram da atividade de vacinação, sendo elas a do Centro, Lago Azul, Vila Rosalina, Vila Eliza, Parque Vitoria, Pretória e Jardim Luciana. Só na UBS do Centro, foram vacinadas mais de 100 crianças contra a Poliomelite e mais de 80 adolescentes e adultos tiveram sua imunização contra a gripe e a covid-19.

Segundo o auxiliar de enfermagem, Rafael Borba, a importância da vacinação contra a Poliomelite é essencial para garantir a segurança e a imunização das crianças. “A importância da campanha e vacinação contra a polio é de proteger e imunizar por completo nossas crianças, não deixando que a paralisia infantil volte de novo para o Brasil”.

A Poliomelite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas já infectadas. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.

A franco-rochense Jéssica Maria, moradora do bairro Portal das Alamedas, levou seu filho para se vacinar contra a polio. Para ela, a imunização é muito importante, visto que garante mais segurança para o seu filho e para as outras crianças. “Todas as vacinas são importantes, assim como os reforços de cada uma. Algumas pessoas acham que por ter a vacina na caderneta, não precisam do reforço, mas é mais do que necessários”, disse Jéssica.

Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional atual. Adultos e adolescentes devem sempre estar atentos às campanhas e ao calendário de vacinação também.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e a Multivacinação seguirá até o dia 9 de setembro.

Texto e foto: Amanda Iglesias