Cesta Verde gera renda a agricultores e beneficia famílias em insegurança alimentar

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, está realizando o Programa Alimenta Brasil Cesta Verde, que beneficia as famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, como também, auxilia o produtor rural a escoar sua produção.

Gerido pelo Fundo Social de Solidariedade, o programa de aquisição de alimentos – Cesta verde, teve seu início no mês de agosto e atende a 100 famílias, previamente cadastradas no serviço social do município, que recebem os produtos de seis agricultores que participam do programa.

As cestas são preparadas e montadas logo pela manhã, no Assentamento Tomás Balduino, com muita alegria e disposição dos servidores públicos e agricultores rurais, os alimentos são separados seguindo um padrão com quatro tipos: como raízes, folhosas, legumes e frutas, tendo o peso total da cesta aproximadamente de 10kg. Os alimentos já embalados nas cestas, são encaminhados para o Fundo Social, que faz a distribuição para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo a nutricionista e coordenadora de segurança alimentar e nutricional, Nádia Duarte D’Ambrosio, é realizada uma análise para identificar se essa família precisa de uma complementação em sua alimentação.

“A gente viu que o número de famílias em situação de insegurança alimentar aumentou, principalmente após a pandemia, porque muitas pessoas perderam seus empregos e ficaram bastante vulneráveis, isso acabou impactando em muitos pontos, principalmente na questão da alimentação, e nós sabemos da importância em complementar a cesta básica, com vitaminas e minerais que a gente encontra nos alimentos distribuídos em nossa Cesta Verde, por exemplo”, afirmou Nádia.

Com o programa Cesta Verde, os agricultores passaram a ter um canal para o escoamento de sua produção e geração de renda, já que seus produtos são comprados diretamente pela parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Franco da Rocha.

Vale ressaltar que todos os alimentos do programa cesta verde são cultivados através da agricultura familiar, sendo todos produtos orgânicos e frescos, não contendo assim, nenhum tipo de agrotóxico.

Para a franco-rochense Luziene Pereira Batista, moradora do bairro Jardim Jabuticabeiras, receber a cesta verde é um grande benefício que ajuda na alimentação e saúde de sua família. “É muito bom porque hoje em dia não estamos podendo comprar nada, está tudo muito caro, as verduras e outros alimentos também, sabe? Então como eu não tenho condições e meu marido está desempregado, essa cesta verde está ajudando bastante, e as coisas que vem na cesta são maravilhosas e gostosas, e ajuda muito ter uma alimentação boa”.

Texto e foto: Amanda Iglesias