Troca de corda de capoeira traz apresentações culturais africanas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, realizou no último sábado, 24, a troca de corda de capoeira do grupo Yorubá Capoeira, na Quadra Azul, localizada no Jardim Cruzeiro. A cerimônia contou com diversas apresentações artísticas e culturais africanas, e contou com a presença da Secretária de Esportes, Silmara Ciampone.

Ao início, um corredor formado por professores, instrutores, contramestres e mestres foi realizado na passagem de alunos para a cerimônia ao som da orquestra de berimbau. Logo após, apresentações artísticas como a roda de capoeira solo com alunos, roda de capoeira entre professores e mestres, e a dança popular maculelê impressionaram o público pela riqueza mostrada da cultura africana.

Após uma das apresentações, a Secretária de Esportes, Silmara Ciampone, falou sobre a relação da cultura com o esporte no desenvolvimento dos alunos, como elogiou o evento, a ação do grupo Yorubá e o ensino desenvolvido pelos professores e coordenadores.

“Talvez vocês não imaginem o quão importante é o trabalho realizado aqui pelos professores e instrutores para os alunos, crianças e toda a comunidade. A capoeira traz o desenvolvimento dos alunos e conhecimento da cultura africana, e tenho certeza que a capoeira realizada aqui, é uma grande referência para que essas crianças se tornem ainda mais maravilhosas”, afirmou Silmara.

Com uma diversidade de estilos de graduações, a capoeira não tem um padrão de modalidade esportiva, pois, cada grupo segue seu próprio sistema de graduação e de cores de corda. No grupo Yorubá, o sistema utilizado foi das cordas mais coloridas, para o nível de crianças e iniciantes, as mais escuras para instrutor, professor e contra mestre, e a corda branca, que por representar a pureza, é utilizada pelo mestre.

O professor de capoeira e educação física Josimar da Cruz Oliveira, pratica capoeira desde os 15 anos em Franco da Rocha, e neste evento se formou contramestre.
“É um sonho realizado, a primeira vez que a gente vê capoeira na vida a gente quer pro resto da vida, a gente se apaixona e se dedica a ela. E hoje estou aqui graças a Deus, pois o meu sonho era ser capoeirista e hoje estou formando capoeiristas, então eu mais que realizei o meu sonho.”, disse o novo contramestre.

Com seis meses de prática de capoeira, os alunos já podem ser considerados capoeiristas em sua primeira graduação, batizado na roda de capoeira.
Os interessados, podem se informar pessoalmente na Secretaria de Esportes do município, ou pelo número (11) 4800-7572.

Sobre o grupo:

O grupo Yoruba capoeira foi criado pelo professor de capoeira e educação física Josimar da Cruz Oliveira, em 2008, que, após ter muitas experiências com a atividade, resolveu ter seu próprio grupo. O nome veio em homenagem aos africanos, com origem da língua nigeriana.

Texto e foto: Amanda Iglesias