13° Edição do “Festival Oxandolá [In] Festa” traz diversas atrações artísticas para Franco da Rocha

Neste final de semana, a 13° edição do “Festival Oxandolá [In] Festa” vai encher Franco da Rocha com diversas atrações artísticas e culturais gratuitas para toda a população. O evento, é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, com a Associação Cultural CONPOEMA e a Ôxe Produtora, que seguem ano a ano com eventos que levam muita alegria, poesia e beleza para a região.

Pensando em ser vivenciada por toda a família, a edição de 2022 conta com uma programação com espetáculos nas linguagens de teatro, circo, música e literatura, que em sua maioria, são indicadas para o público infantojuvenil.

Em Franco da Rocha, o início será nesta sexta-feira (7), às 19h na Praça Kléia Alves, localizada entre o shopping e a Casa de Cultura Marielle Franco, com o Sarau Estação Poesia, um encontro artístico-literário idealizado e produzido pelo Coletivo Sete na Linha, onde durante o sarau, também será realizado o lançamento do livro “Vozes Escutadas”, da poeta franco-rochense Erineide Oliveira.

Já no sábado (8), às 16h, no mesmo local, o espetáculo Malas Portam – Brinque-Som, fará com que os viajantes da companhia convidem a plateia a brincar com o corpo e a mente durante toda apresentação ao som de ritmos e cantigas populares brasileiras.

E fechando com chave de ouro, no domingo (9), às 16h, o Teatro Girandolá apresentará o Conto de Todas as Cores, espetáculo que tem como inspiração, o encanto contido na obra “Lili inventa o mundo” de Mario Quintana, poesia que se refere ao universo fantástico infantil, que estará presente em todo o espetáculo por meio de personagens que são contadores de histórias.

Sobre o Festival

Oxandolá [In] Festa é um festival multilinguagem de artes (especialmente de teatro, música, literatura e dança) que acontece anualmente nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha e tem como foco a formação de público para as artes, democratização do acesso à cultura, ampliação de oportunidade para artistas e grupos locais e de fora da capital paulista, como também, na ocupação e ressignificação de espaços públicos.

O festival começou em 2010 e é único festival de artes realizado de forma independente na região com edições anuais, sendo realizadas durante todo o mês de junho, no intuito de comemorar os aniversários do Teatro Girandolá e a da Ôxe Produtora, ambas iniciativas culturais moratenses, que em 2012, fundaram juntas a Associação Cultural CONPOEMA.

O festival conta com diversos artistas locais e regionais na produção da Associação Cultural CONPOEMA e Ôxe Produtora. Para saber mais sobre 13° edição, basta acessar o link conpoema.org e ficar informado de toda a programação.

Texto: Amanda B. Iglesias