Outubro Rosa: Prefeitura divulga programação especial voltada ao cuidado e prevenção ao câncer de mama

Outubro é o mês da conscientização e prevenção ao câncer de mama. Para mobilizar as mulheres franco-rochenses, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá um mês inteiro de atividades gratuitas em apoio ao movimento Outubro Rosa. Serão realizadas ações para agendamento de exames, palestras informativas, atividades voltadas ao cuidado pessoal e autoestima da mulher, entre outras.

A iniciativa tem como objetivo informar a população feminina sobre a importância do diagnóstico precoce para prevenir a doença que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

Confira as atividades e participe!

20 de outubro, quinta-feira
Roda de conversa com pacientes, além de agendamento de exames Papanicolau e mamografia
Horário: 9h
Local: Centro de Atenção à Saúde da Mulher – CASM (rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro)

26 de outubro, quarta-feira
Palestra com enfermeiras sobre a saúde da mulher
Conversa aberta sobre saúde mental da mulher
Projeto voltado à autoestima feminina em parceria com a empresa Embeleze
– Manhã: corte de cabelo feminino
– Tarde: esmaltação e maquiagem
Local: CAPSIJ e CECO (rua Raul Bressane Malta, s/n – Cia Fazenda Belém)

27 de outubro, quinta-feira
Roda de conversa sobre saúde física e mental da mulher (autocuidado, autoestima, menopausa)
Horário: 14h
Local: CAPSII e CAPSAD (rua Dr. Armando Pinto, 105 – Centro)

Rodas de conversa voltadas à promoção da saúde e prevenção a doenças em todas as Unidades Básicas de Saúde

Dias 14, 17, 18, 21, e 24 de outubro – UBS Mato Dentro

Dias 17 e 19 de outubro – UBS Jardim dos Reis

Dia 18 de outubro – UBS Parque Vitória

Dias 18 e 19 de outubro – UBS do Jardim Bandeirantes

Dias 18 e 19 de outubro – UBS do Parque Lanel

Dias 18 e 21 de outubro – UBS Rosalina

Dias 19 e 21 de outubro – UBS do Centro

Dias 19 e 21 de outubro – UBS Monte verde

Dias 20 e 21 outubro – UBS Lago Azul

Dia 21 de outubro – UBS Jardim Luciana

Dia 21 de outubro – UBS Vila Eliza

Dia 21 de outubro – UBS São Benedito

Dia 26 de outubro – UBS Vila Bela

Dia 25 de outubro – UBS Pretória

Sintomas do câncer de mama

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco para a doença

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Movimento Outubro Rosa

A campanha criada nos anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, tem como objetivo compartilhar e promover informações de conscientização das mulheres sobre a importância de fazer a prevenção contra o câncer de mama. A ação visa disponibilizar mais acesso aos serviços de diagnósticos e tratamentos para reduzir a taxa de mortalidade da doença, além de conscientizar toda a sociedade.

Texto: Luana Nascimento com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) – Arte: Dalmir Junior