Outubro Verde: Prefeitura promove mês de prevenção à sífilis congênita

Poucos sabem, mas outubro, além de ser conhecido por ser o mês de prevenção e luta contra o câncer de mama, também é o mês da conscientização sobre a sífilis congênita, chamado de “Outubro Verde”.

A infecção é altamente transmissível e pode ser passada da mãe para o bebê ainda durante a gestação, causando complicações graves, caso não seja realizado o tratamento adequado.

Para mobilizar a população sobre o tema, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, organizou um mês de conscientização à doença. Com as cores principais sinalizadas em verde, a campanha orienta para a melhor forma de prevenção e a importância do diagnóstico, com o uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina e, nos casos da sífilis congênita, a realização do pré-natal o mais precocemente possível para que haja tempo oportuno de tratamento.

O uso de preservativos em todas as relações sexuais, o acompanhamento médico durante a gestação e a testagem regular são formas de prevenir a sífilis congênita, e a porta de entrada para o tratamento gratuito é a Atenção Básica. A Secretaria Municipal da Saúde oferece testes gratuitos durante o pré-natal das gestantes, além do atendimento adequado para o companheiro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Clique aqui e acesse o endereço das unidades de saúde

Transmissão

A sífilis congênita é transmitida ao bebê ainda durante a gestação e em qualquer fase da gravidez, estando, entretanto, na dependência do estado da infecção na gestante, ou seja, quanto mais recente a infecção, mais bactérias estarão circulando e, portanto, mais gravemente o bebê será atingido.

Sintomas

Em cada fase da idade os sintomas podem ter variações. Em recém-nascidos, há dificuldades de crescimento e de aumento de peso, sangramento pelo nariz e nascimento precoce de dentes. Em bebês maiores podem ocorrer dores nos ossos, lesões na boca (e dentes), perda visual, audição reduzida ou surdez.

Texto: Carlos Augusto – Arte: Glenda Pereira


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).