Prefeitura realiza palestra sobre o “Outubro Rosa” na UBS Parque Vitória

“Estamos aqui para compartilhar o que temos de melhor, porque o mais importante é saberem que não estão sozinhos”. E foi com essa fala que a agente comunitária de saúde, Fabiana Rodrigues, iniciou uma palestra na última terça-feira (18), sobre o “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre o câncer de mama. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Leopoldino José dos Passos, no bairro Parque Vitória e contou com a presença de aproximadamente 40 moradores, grande parte vestindo rosa.

Veja fotos da atividade.

O rosa remete à cor do laço, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram estimados aproximadamente 66 mil novos casos de câncer de mama pelo país em 2021, com um risco estimado de 61, 61 casos a cada 100 mil mulheres. Por este motivo, a médica generalista da UBS, Regina Célia, explicou ao público sobre tópicos importantes relacionados ao tema, como a prevenção, detecção, sintomas e tratamento, dúvidas recorrentes entre as mulheres.

“Hoje, eu vim ao posto para marcar uma consulta para o meu filho, mas fiquei sabendo que ia ter uma palestra e logo aproveitei para participar e levar as informações para a minha esposa que está em casa. Além disso, descobri hoje que o câncer de mama também afeta os homens”, disse Lindomar Nascimento, morador do bairro há aproximadamente 50 anos.

Durante a palestra, a médica também falou sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e momentos da vida de uma mulher como a gravidez, o climatério (período de transição em que uma mulher já não pode mais reproduzir) e a menopausa (quando há a última menstruação espontânea da mulher).

“Após o período da gravidez, a amamentação ajuda com que a mulher não desenvolva o câncer de mama, além disso, o bebê também se beneficia desse processo”, afirmou a médica.

Após a fala de Regiane, as agentes de saúde, Márcia Feitosa e Simone Gomes, apresentaram os relatos de Roberta Souza e Maria José, duas mulheres que possuem algo em comum, elas descobriram o câncer logo o início e receberam apoio de suas famílias para superá-lo. “Assim fica mais fácil vencer a doença. Mas claro, quando o câncer é descoberto precocemente, a chance de cura é de 90%”, disse Márcia aos moradores.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: César Iury