1º Encontro do Turismo em Franco da Rocha reúne representantes de municípios parceiros, comerciantes e moradores da cidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, organizou nesta terça-feira (18), o 1º Encontro do Turismo em Franco da Rocha. A reunião aconteceu nas dependências no Complexo Hospitalar do Juquery, coração da cidade, e teve como foco fortalecer as ações de regionalização do turismo com as cidades integrantes da Região Turística (RT) denominada “Negócios e Cultura”.

Veja fotos do evento.

Recebidos pela secretária e pelo secretário adjunto de Educação e Cultura Renata Celeguim e Adilson Cunha, pela diretora técnica do Juquery Maria Elizabeth de Palma, pela assessora de gestão Fabíola Andrade junto a equipe da pasta, o evento teve participação de cerca de 100 convidados, entre comerciantes e representante dos municípios que compõem a RT “Negócios e Cultura”, como o secretário de Cultura e Turismo de Carapicuíba e coordenador do Grupo de Trabalho de Turismo do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), Evaldo Claudino.

Com uma recepção calorosa, própria dos franco-rochenses, a atividade incluiu com uma visita ao Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) e às dependências do complexo e um passeio de jardineira, micro-ônibus que já faz parte da história da cidade, e que durante décadas transportou pacientes do Juquery. Em seguida, o grupo realizou um tour com café da manhã e exposição de produtos típicos do município. O cardápio contou com pratos preparados com alimentos cultivados no assentamento Dom Tomás Balduíno, localizado na Fazenda São Roque, além da exposição de plantas, verduras e outros produtos naturais.

Segundo Adilson Cunha, organizar um evento dessa magnitude e receber pessoas tão queridas foi uma grande alegria. “Espero que todos tenham se sentido acolhidos aqui na nossa cidade, em especial aqui no Juquery, local tão significativo para a região. Franco é uma cidade repleta de potencialidades, onde pulsam a cultura, a arte, as belezas naturais, o patrimônio arquitetônico e, principalmente, a nossa gente, nosso maior patrimônio”, disse Adilson.

Acolhimento e receptividade

A programação também apresentou palestras sobre “Turismo e desenvolvimento econômico e cultural no município’”, com o Secretário da Fazenda da Prefeitura de Franco da Rocha e presidente da Fundação Estatal Regional de Saúde e Desenvolvimento Social da Bacia do Juquery, Alexandre Chaves e outra conversa com o tema ”O patrimônio imaterial como atrativo turístico (memória e pertencimento)”, ministrada pelo educador social, músico, poeta e escritor da Secretaria de Cultura Econômica e Criativa do Estado de São Paulo, Ronei Gulke. E como não poderia faltar, a música ficou por conta da dupla de viola caipira João e Miguel, que fazem parte da Orquestra de Viola Caipira da Cidade.

Para Evaldo Claudino, Franco da Rocha tem um potencial gigantesco para alavancar o turismo da região, movimentando a economia, gerando emprego, renda e impostos para a cidade. “Além disso, o Juquery, esse local encantador, repleto de história e memória, também não pode ficar de fora do nosso circuito turístico. Dentro do nosso conceito de fomentar o turismo e trazer pessoas de fora para a nossa região, beneficiados, inclusive, pela proximidade com o capital, Franco da Rocha tem muito a contribuir”, detalhou o secretário de Cultura e Turismo de Carapicuíba.

Evaldo aproveitou ainda a oportunidade para elogiar a hospitalidade dos franco-rochenses e celebrou a recente entrada do município na RT “Negócios e Cultura”. “Fomos recebidos com um sorriso no rosto e uma receptividade que se vê em cada detalhe desse evento. Tudo isso só agrega ao processo de expansão da nossa RT, que saltou agora de seis para 11 municípios, tornando-se uma das principais regiões turísticas do estado de São Paulo”, disse Evaldo.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior