Projeto “Manual em Família” é realizado na Pré-conferência Municipal da Criança e do Adolescente de 2022

Aquecendo os motores para a 7ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, todas as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Franco da Rocha estão recebendo o Projeto “Manual em Família”, realizado em parceria com Associação Cultural Casa das Caldeiras, para a discussão dos eixos temáticos durante a pré-conferência.

Com realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), a conferência de 2022 abordará a situação de garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente em tempos de pandemia, discutindo as violações e vulnerabilidades do tema, ações necessárias para reparação e as políticas de proteção integral com respeito à diversidade.

E na última quinta-feira (20), o “Manual em Família” aconteceu no CRAS do bairro Vila Bazu, reproduzido pelos facilitadores Adriana Lima e Plinio Meireles, em um encontro de sensibilização com as famílias daquela região para tratar dos investimentos em políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de Franco da Rocha.

O eixo temático do encontro foi a garantia de recursos para políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e após a pandemia da Covid-19. No total, 97 atendidos e atendidas contribuíram com a atividade e levaram suas demandas no tema proposto.

“A conferência é um importante instrumento de mobilização, identificação e discussão dos problemas na estrutura de atendimento à criança e o adolescente. E essa atividade aqui no CRAS Vila Bazu é um exemplo do quanto esse assunto é tratado com carinho e atenção pela sociedade civil e o governo onde, juntos, estão definindo as prioridades desse tema para os próximos anos”, disse a coordenadora do CRAS Vila Bazu, Cristiane França.

Evelin Ferreira dos Santos, de 33 anos, participou da atividade junto com seu caçula, Miguel, de 2 anos. Ela explica que essas e outras atividades são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, além da oportunidade de pais e mães ficarem por dentro das ações do poder público também.

“É uma distração para eles, uma diversão. Para nós, um aprendizado também. Sempre tem brincadeiras, dinâmicas, então é muito divertido para as crianças, mexe com a criatividade. Elas também aprendem algumas coisas aqui, como foi hoje na distribuição dos recursos. É bem interessante”, pontua a mãe do pequeno Miguel.

A 7ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente acontecerá no próximo dia 5 novembro e reunirá todas as demandas da população recolhidas durante o mês de outubro.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: César Iury