Workshop “Formação e Produção Cultural” apresenta os primeiros passos para elaboração de projetos artístico, culturais e empreendedores

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, apresentou na última quarta-feira (19), o workshop “Formação e Produção Cultural” na Casa de Cultura Marielle Franco. O curso foi ministrado pelo ator, produtor e diretor da Cia. Farnel de Artes, Paulo Miranda, e recebeu produtores e fazedores de cultura da região, além de servidores da Prefeitura.

A proposta da formação propôs ideias básicas de gestão, produção e realização de projetos artístico, culturais e empreendedorismo criativo, proporcionando ferramentas que visam orientam os primeiros passos para que jovens, grupos e coletivos artísticos possam refletir sobre as necessidades fundamentais ao iniciar um empreendimento nessas áreas.

Oferecido via ProAc Editais, programa de investimento direto do Estado de São Paulo em projetos culturais por meio de concursos regulamentados na forma de editais, o workshop contou com apoio da Secretaria da Educação e Cultura, que fomenta o eixo de formação cultural apontados no Plano de Cultura do Município de Franco da Rocha.

Durante a formação, o público compartilhou vivências sobre suas áreas de atuação e assistiu a videoaulas com informações sobre economia criativa e as várias possibilidades de atuação dos artistas, como teatro, dança, artesanato, moda, entre outras. Paulo Miranda enfatizou a necessidade de os fazedores de cultura e produtores culturais definirem sua área de atuação, seu público e o foco de sua produção.

Além disso, o diretor da Cia. Farnel de Artes apresentou ao público as leis de incentivo à cultura, as possibilidades de participação em editais, chamamentos públicos, e fontes de captação de recursos para financiamentos de seus projetos culturais. “É importante estruturar o projeto, montar um cronograma, definir os custos, conhecer seu público, firmar parcerias, se profissionalizar e focar nos editais, que são minuciosos na avaliação dos projetos”, explicou Paulo.

O workshop contou também com a presença dos integrantes do coletivo artístico literário Encontrão Poético, da cidade vizinha Francisco Morato. O grupo atua com a criação de saraus, slams e outros projetos de audiovisual na região. Para Rafael Rodrigues, a caminhada dos artistas é longa e difícil e é importante participar de ações que ofereçam troca de experiências. “Nós, artistas da periferia, sabemos como é difícil conseguir montar nossos projetos, realizar nossos sonhos e estruturar um projeto. Até a questão do acesso aos editais exige um conhecimento prévio, acesso à informação, entre outras condições que muitas vezes passam longe dos artistas periféricos”, enfatizou o artista.

Texto e foto: Luana Nascimento