Conscientização sobre câncer de mama é tema de palestra no Caps IJ e Centro de Convivência

Uma palestra voltada às usuárias do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) e Centro de Convivência na última quarta-feira (26), sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, marcou as ações da campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

O encontro foi ministrado pela enfermeira Sandra Souza, que atua no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e foi acompanhado pela gestora do Caps IJ, Carolina Malins, e pela gestora do Centro de Convivência, Jéssica Passini. A atividade reuniu mulheres de todas as idades e abordou a importância da conscientização sobre a doença, diagnóstico precoce, autoestima e saúde mental. As participantes também receberem gratuitamente corte de cabelo, esmaltação e maquiagem.

De acordo com Sandra, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e conhecer o corpo e fazer os exames preventivos, são os primeiros passos, por isso a conscientização sobre a realização da mamografia, o conhecimento do próprio corpo e outras formas de prevenção são essenciais. “A presença de tantas mulheres aqui neste encontro, e até dos homens, é muito importante. Precisamos ser multiplicadoras desse conhecimento e levar informação para aquelas que não puderam estar aqui, nossas mães, irmãs, amigas também precisam saber se prevenir”, disse a enfermeira.

Ela também explicou alguns fatores relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia, entre outros).

Assunto bastante abordado, a idade correta para as mulheres realizarem os exames preventivos suscitou dúvidas entre as mulheres e Sandra explicou que a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam.

“Antes dos 50 anos, é recomendado que as mulheres iniciem uma rotina de exames preventivos das mamas apenas por indicação médica, caso sejam observadas alterações ou exista alguma predisposição genética na família”, detalhou Sandra.

Falando sobre o atendimento disponibilizado pela rede municipal de saúde, a enfermeira recomendou que as mulheres que estiverem na faixa etária recomendada para a mamografia e papanicolau – realizado para detectar alterações nas células do colo do útero –, procurem uma das 14 Unidades Básicas de Saúde da cidade para receberem encaminhamento para a realização dos exames.

Maria Domingas, de 74 anos, assistiu atentamente à palestra e disse que sempre fez questão de cuidar da saúde dela e do filho, que frequenta o Caps IJ. “Eu fui mãe tardiamente, já tinha mais de 40 anos, por isso, estou sempre fazendo meus exames, participando dos eventos do Caps e acompanhando também a saúde do meu filho”, revelou Maria.

Ao final do bate-papo, as mulheres receberam um lanche e, em parceria com o Instituto Embelleze, também puderam realizar corte de cabelo, esmaltação e maquiagem.

Texto e foto: Luana Nascimento