Dia Rosa: Escola de Governo realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama para servidoras municipais

No último dia de atividades do mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa, a Escola de Governo, em parceria com a Secretaria da Saúde e Medicina do Trabalho, promoveu o “Dia Rosa – Palestra de Prevenção ao Câncer de Mama”. O evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (27), na Praça da Saúde e reuniu dezenas de servidoras da Prefeitura. Confira fotos do evento.

Para dar início ao tema, a diretora da Escola de Governo, Rosângela Maria Vicakas compartilhou com as mulheres um relato pessoal de como superou o câncer de mama, desde o momento em que recebeu o diagnóstico, como passou pelo tratamento e enfrentamento à doença até o processo de cura.

“Sinto que é importante compartilhar minha história para inspirar outras mulheres a realizarem os exames preventivos e, em caso de diagnóstico positivo, enxergarem que existe tratamento. A mastectomia radical, pela qual eu passei em 2011, (forma de tratamento do câncer que consiste na retirada cirúrgica de toda a mama) não é o fim, mas sim, um dos processos do tratamento e que, com o apoio da família, apoio psicológico, é possível enfrentar e vencer essa batalha”, relatou a diretora.

Na condução da palestra, estiveram a enfermeira Sandra Souza, que atua no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, e a psicóloga Susana Vi Costa, da rede municipal. Entre os principais temas, Sandra abordou a importância da conscientização sobre a doença e do conhecimento do próprio corpo, além do diagnóstico precoce e tratamento. Susana falou às mulheres sobre autoestima, aceitação e respeito, e durante toda a conversa, a plateia pôde tirar dúvidas e compartilhar relatos sobre o tema

Fatores de risco e diagnóstico e tratamento

O câncer de mama acomete predominantemente mulheres, mas também pode afetar uma pequena parcela de homens, e tem como fatores de risco a idade avançada, o excesso de peso, consumo de álcool, atividade física insuficiente, exposição à radiação ionizante e histórico familiar. A mamografia (raio-x das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente os nódulos nas mamas.

“A partir dos 50 anos, as mulheres devem realizar a mamografia a cada dois anos. Atualmente, no Brasil, a incidência de câncer de mama em mulheres na faixa etária dos 20 aos 39 anos permanece estável, por isso a recomendação de que elas iniciem a mamografia de rastreamento com 50 anos” explicou Sandra.

Para mulheres pertencentes a grupos com risco aumentado para desenvolvimento da doença, como a hereditariedade, é indicada a mamografia anual a partir dos 35 anos de idade.

Sandra também indicou que as mulheres conheçam o próprio corpo e apalpem as mamas, mas que de nenhuma forma esse autoexame deve substituir os exames clínicos, por não ser capaz de descobrir tumores de até um centímetro. “Detectado precocemente, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%”, completou a profissional.

Autoestima e aceitação

A psicóloga Susana falou sobre autoestima e a necessidade de cultivar a intimidade com o próprio corpo. Segundo ela, as mulheres que compreendem a importância de uma autoimagem positiva, buscam ter mais cuidado consigo e isso favorece o conhecimento do próprio corpo. “Ter uma imagem positiva de si mesma não significa que se é perfeita, mas que você pratica a autoaceitação, a autoempatia, reconhece o seu merecimento. E tudo isso precisa ser cultivado todos os dias”, explicou.

Texto: Luana Nascimento – Foto: César Iury