Realizada a 7ª Conferência Municipal do Direito da Criança e do Adolescente em Franco da Rocha

No último sábado (5), foi realizada a 7ª Conferência Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, na Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, com o tema central: a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19. Veja fotos do evento.

Com realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), a conferência pautou em cinco eixos temáticos as violações, vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação dos direitos desse público e a garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade.

Com a presença em peso das famílias atendidas por todas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, a abertura do evento foi feita com a leitura do regimento interno, seguida de uma apresentação da Associação Cultural Casa das Caldeiras, que trouxe uma história sobre a importância das crianças na sociedade.

“Estamos aqui mais para ouvir nossas crianças e adolescentes, do que falar para eles o que devem fazer. Ninguém melhor para dizer o que devemos corrigir e buscar, do que eles mesmos. Podemos notar que a esperança de dias melhores, aos poucos, vem sendo resgatada e, nesse futuro que está por vir, nossa juventude deve ser priorizada”, comentou a presidente do CMDCA, Eda Lambert.

Após a formação dos grupos para debates das prioridades nos eixos temáticos, foram realizadas as votações das propostas, delegados e moções que representam as reivindicações para a atuação do estado na garantia do direito das crianças e adolescentes franco-rochenses.

Isabel Silva, de 35 anos, participou pela primeira vez da conferência e falou do futuro que busca para as crianças do bairro Lago Azul, onde mora. “Quem é da comunidade sabe da verdadeira dificuldade que nossas crianças sofrem no dia a dia, por isso, fico muito feliz em colaborar por um futuro melhor para meus filhos e sobrinhos. Uma vida digna para eles é a garantia de um futuro melhor para todos”, disse.

No fim da conferência, foi realizada uma plenária com votação e aprovação das moções que direcionam os recursos, promoção e ampliação de políticas públicas em prol dos direitos da criança e do adolescente de Franco da Rocha.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos