Diretoria de Meio Ambiente realiza plantio de mudas na Fatec e limpeza da Cachoeira Quarta da Colônia

No último mês de agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Licenciamento e Planejamento Urbano, junto a Diretoria de Meio Ambiente, realizou o plantio de 80 mudas nativas ao redor de toda a Fatec Franco da Rocha – Giuliano Cecchettini. As plantas vieram do próprio Viveiro Municipal e pertencem aos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado.

Estiveram presentes para a realização da atividade, a professora da Fatec, Dra. Nadia Said Ávila e o diretor Dr. Paulo Hélio Kanayama; as biólogas da diretoria de Meio Ambiente, Heloisa Mariano e Bianca Valente; o gestor de execução Leandro Gimenez; a Dra. Carolina Queiroz e a equipe da Diretoria Obras e Serviços. Devido o plantio ter ocorrido no período de férias, os alunos não participaram, mas hoje auxiliam na rega e demais manutenções necessárias.

“Plantamos as mudas de Paineira; Pau-Brasil; Ingá, Monjoleiro; Tamboril; Jacarandá Mimoso; Jequitibá e Capixingui. Além da Araucária, uma espécie ameaçada de extinção no território nacional”, afirmou a bióloga, Heloísa Mariano.

Além do plantio, houve a catalogação e o plaqueamento individual das espécies contendo “QR Codes”, um código de barras bidimensional que pode ser escaneado por meio de um aparelho celular para o acesso de informações específicas de cada muda (nome popular ou científico, família, distribuição geográfica pelo Brasil e etc).
“A arborização dos entornos da faculdade traz um clima de leveza e acolhimento no local”, disse o universitário, Lucas Henrique Pagine.

Para mais informações sobre o plantio, é possível acessar o site desenvolvido especialmente para o projeto: Veja fotos do evento.

Mutirão de limpeza na cachoeira da Quarta Colônia

Na última sexta-feira (4), a Diretoria de Meio Ambiente também realizou um ato importante para o bioma local. Em parceria com os funcionários do Parque Estadual do Juquery e alguns voluntários, foi feita a limpeza de toda a cachoeira da Quarta Colônia e os seus arredores.

A atividade aconteceu durante a tarde e foram retirados 30 sacos de 200 litros de lixo, grande parte, resíduos religiosos. Também foram recolhidos restos de frutas, vasos de cerâmica, garrafas de vidros, tecidos e embalagens de comida.

Após a limpeza, a equipe instalou três novas placas de avisos no local, são elas, “Bem-vindo a cachoeira Quarta Colônia” e “Proibido Descartar Lixos e Resíduos” (De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98).

De acordo com a Diretoria de Meio Ambiente, novas placas estão sendo confeccionadas pela equipe do Parque Estadual do Juquery.

“A cachoeira faz parte do bioma municipal, mas não serve apenas para deixar o local mais belo. As cachoeiras são importantes porque são filtros naturais”, afirmou a diretora de Meio Ambiente, Bárbara Omena.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Equipe Meio Ambiente