Prefeitura de Franco da Rocha intensifica ações de combate à enchente

A Prefeitura de Franco da Rocha tem trabalhado durante todo o ano em ações de prevenção e combate à enchente. Devido à aproximação do verão, período de maior incidência de chuva, as ações têm sido intensificadas para diminuir os efeitos dos alagamentos na cidade.

Desde o

intensificado as ações de combate à enchente. Aliada às obras de construção de dois novos piscinões,

O combate às enchentes é um trabalho constante

Franco da Rocha cresceu em meio a um vale e o centro da cidade fica no encontro de dois rios. Essa geografia leva o município a sofrer com alagamentos e exige que o trabalho de combate às enchentes seja feito de maneira constante.

Além do piscinão AV-03, a cidade conta com um conjunto de pôlderes na região central que ajudam a evitar o transbordamento do rio Juqueri e do Ribeirão Eusébio.

Dois novos piscinões

As novas obras de combate às enchentes já começaram. Em parceria com o governo do estado, a prefeitura está construindo dois novos piscinões: o EU-08, que fica entre os bairros Chácara São Luiz, Portal da Estação, Jardim Santo Antônio e Vila dos Comerciários, e terá capacidade para acumular 274 mil metros quadrados de águas pluviais, e o EU-09, que fica entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis da linha 7 – Rubi da CPTM e terá capacidade para acumular até 92 mil metros quadrados de chuvas.

Limpeza e desassoreamento do Rio Juquery e Ribeirão Eusébio

Franco da Rocha também está se preparando para o período chuvoso com a limpeza de rios e córregos. Estão sendo feitas a desobstrução, desassoreamento e remoção de vegetação do Ribeirão Eusébio e do Rio Juquery, que cortam o centro da cidade.

Construção de galerias de reforço na rua Dr. Hamilton Prado

Na rua Dr. Hamilton Prado, no centro, estão sendo implantadas galerias de reforço na foz do Ribeirão Água Vermelha. O sistema fica entre as ruas Doutor Osório César e Coronel Rondon e objetivo é levar a água da chuva até o Ribeirão Eusébio.