Etec Franco da Rocha sedia segunda edição do “Seminário Municipal de Modelagem Matemática”

Após parar devido às dificuldades da pandemia, um projeto muito interessante feito pelos profissionais da rede municipal de educação de Franco da Rocha voltou a acontecer na última quarta-feira (16). Trata-se da segunda edição do “Seminário Municipal de Modelagem Matemática: compartilhando boas práticas”, realizado na Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar.

Veja fotos do evento

O encontro, que seguiu até sexta-feira (18), proporcionou um espaço para compartilhar ideias e experiências que os professores tiveram com os alunos ao longo do ano e contou com a presença de, pelo menos, um representante de cada escola, onde todos puderam fazer uma apresentação de, em média de dez minutos, para expor todas atividades e exercícios propostos em sala de aula.

Ministrada e organizada pelo professor Douglas Borreio, doutor pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica) e pela Unidade de Coordenação da Política Pedagógica da secretaria, a atividade também recebeu a secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim, e teve como intuito aprimorar os métodos de ensino dos professores, causando um melhor entendimento por parte dos estudantes. Nas palavras de Douglas, o seminário envolveu uma troca de ideias que os professores não têm o costume de apresentar.

“É a oportunidade de mostrarem o trabalho que foi desenvolvido. Muitas vezes a rotina não propicia aos professores a possibilidade de participar de eventos e discussões, então o objetivo aqui é que eles interajam e conheçam seus trabalhos, um ajudando o outro, o que facilita muito no processo, tanto para eles quantos para os alunos”, relatou Douglas.

Umas das professoras que esteve presente, Bruna Alves, também acredita que o evento é muito bom e que deve ter continuação. “ É a oportunidade dos professores mostrarem tudo oque foi desenvolvido ao longo do ano. Claro, essa parte do mostrar é bacana, entretanto a mais importante é a de compartilhar. Algumas dessas práticas podem ser o que faltava para você como profissional, mesmo que adaptando algumas partes, tudo pode ser extremamente útil. Espero estar aqui novamente no ano que vem”, disse a profissional.

O Seminário Municipal de Modelagem Matemática de 2023 ainda não possui datas definidas, porém ocorrem a partir do último ciclo do ano e logo serão divulgados para os professores da rede municipal.

Texto e foto: Carlos Augusto