Cursos de Capacitação e Qualificação Profissional seguem gerando oportunidades aos alunos e alunas atendidos

Os cursos de Capacitação e Qualificação Profissional oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro Educacional Continuado em Desenvolvimento Social (Cecon), seguem atendendo centenas de franco-rochenses sendo um importante pontapé inicial para o mercado de trabalho.

Qualificando franco-rochenses de baixa renda e em estado de vulnerabilidade social atendidos pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), o programa é também uma oportunidade de geração de renda futura aos alunos e alunas que vão de adultos até crianças.

Só em agosto, por exemplo, a prefeitura, em parceria com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcad), formou cerca de 200 jovens e adolescentes em mais de 15 cursos.

Mas foi no curso de lavagem a seco do Lava Car Social, que uma história chamou a atenção e mostrou a força do programa na vida dos munícipes que são atendidos. Hebron Silva, de 34 anos, vive em Franco da Rocha há mais de 15 anos e viu no curso a oportunidade de conseguir ingressar novamente no mercado de trabalho após anos desempregado.

Nas aulas do curso totalmente gratuito, Hebron aprendeu técnicas de higienização nas partes externas e internas dos veículos, incluindo limpeza do painel, vidros, estofados, pneus, lataria, motor com produto indicado e lavagem a seco com a solução Dry-Car.

Após se destacar no processo de aprendizagem, Hebron recebeu o convite para trabalhar na empresa parceira que aplicou o curso. Agora funcionário, o ex-aluno falou da alegria nesta nova etapa de sua vida.

“Vai muito além só da prática, o curso me ensinou também a ter responsabilidades com tudo na minha vida. A troca de experiências da turma foi fundamental para a evolução de cada um. Eu sempre gostei de dar o meu melhor em tudo e lá não foi diferente. Quando recebi o convite para trabalhar, abracei a oportunidade e fiquei grato por toda a aprendizagem”, conta Hebron.

Para quem se sentiu inspirado com o relato do Hebron e tiver interesse de ingressar no programa, a Secretaria Municipal de Assistência Social atualiza continuamente a grade de cursos disponibilizando centenas de vagas.

As inscrições são feitas em uma das unidades dos CRAS, no Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional, pelo telefone (11) 4800-7497 ou WhatsApp (11) 94235-7196. Para isso, é necessário levar RG, CPF, comprovante de endereço, NIS (Número de Identificação Social) e cartão do benefício.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior