Emeb Nair de Sene Froes recebe ação do projeto Saúde na Escola

A Emeb Nair de Sene Froes recebeu na última quarta-feira (23), uma ação do programa Saúde da Escola, iniciativa das Secretarias Municipais da Educação e Saúde, que consiste em implementar visitas em unidades da rede municipal e estadual, dos níveis básicos ao técnico, para efetuar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

O principal objetivo do programa é traçar uma estratégia de integração para o desenvolvimento e formação dos estudantes, levando até eles ações de avaliação odontológica, antropométrica (método de investigação utilizado pelos nutricionistas, baseado na medição das variações físicas e na composição corporal), oculares, bem como a verificação completa do quadro vacinal dos estudantes.

Realizada pela equipa da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gilson Gabriel da Rosa, na Vila São Benedito, a ação contou com a coordenação da gerente da unidade Maria Claudia Barbosa, acompanhada de agentes comunitárias de saúde e uma psicóloga.

A equipe realizou a pesagem de cerca de 50 crianças, orientou sobre higiene bucal, verificação de caderneta de vacinação e apresentou um teatro sobre o combate à dengue e ao mosquito Aedes aegypti. Ao final da atividade, todos os alunos receberam uma escova de dentes.

A diretora da Emeb Nair de Sene Froes, Roselaine Santos, comentou a importância da atividade para toda a comunidade escolar. “O programa Saúde da Escola é uma parceria importante de orientação, promoção da saúde entre os alunos e formação integral das crianças. Todos os anos nós fazemos questão de receber os agentes de saúde aqui na escola. A comunidade está tão envolvida com o projeto, que cobra a realização das atividades. Muitas vezes, os pais não têm tempo de levar os filhos até a UBS e apoiam iniciativas como essa”, declarou.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior