UBS Leopoldino José dos Passos, no Parque Vitória, realiza palestra sobre o “Novembro Azul”

Na tarde da última quarta-feira (23), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Leopoldino José dos Passos, no Parque Vitória, abriu espaço para que os moradores do bairro e outros munícipes participassem de uma palestra sobre o “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata. Veja fotos do evento.

“Porque homem também se cuida”, esse foi o tema da palestra, ministrada pelo médico da família e da comunidade, Dr. Ayres dos Santos, que explicou pontos importantes relacionados ao assunto, como o que é a próstata, doenças da próstata, incidência deste tipo de câncer no Brasil, fatores de risco, sintomas, exames, tratamentos e preconceitos que ainda cercam o tema.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil. Seis a cada dez homens possuem câncer da próstata. E, diante disso, Dr. Ayres explicou para o público sobre a importância de homens com idade a partir dos 45 anos frequentem o urologista anualmente.

“Os fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer da próstata podem estar relacionados ao histórico familiar. Se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de desenvolver a doença é ainda maior”, afirmou o médico. “Além desse fator, segundo estudos, homens negros também possuem mais facilidade de contrair a doença, junto aos homens com sobrepeso ou obesos, e os que abusam do álcool e tabaco”, completou.

Estiveram juntos ao médico, a Dra. Regina Célia; os enfermeiros Nemias Martins e Patrícia da Mata; os agentes de saúde Simone Gomes; Gustavo de Oliveira; Márcia Feitosa e Willian Mendes; o médico Célio de Paula e o professor de educação física Aguinaldo José.

“É preciso que os homens mudem o seu estilo de vida. Se alimentar bem e praticar exercícios físicos são métodos de prevenção ao câncer. Correr ou fazer caminhada três vezes por semana pode ajudar”, disse o professor Aguinaldo José.

Durante a palestra, o morador e paciente da UBS, Valdemar Francisco (56), comentou sobre o preconceito que que os himens têm em relação ao exame para detectar a doença e o tratamento. “É preciso que haja divulgação para que as pessoas venham na UBS e aprendam realmente como tudo funciona”, comentou o morador.

De acordo com o INCA, em torno de 50% dos homens não vão ao urologista por preconceito ao exame de toque retal, que dura em torno de apenas dez segundos. “Cuidar da sua saúde não te fará menos homem”, finalizou o médico.

Uma paródia da música “Eu te Quero Só Pra Mim”, do grupo de pagode Revelação, também foi apresentada, o que animou o público e deu ênfase ao tema. “Não dá para viver assim, viver sem querer se cuidar”, dizia a estrofe criada pela equipe de saúde.

Como descobrir o câncer?

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino que ajuda na produção de sêmen e, os sintomas do câncer da próstata, aparecem com: sangue presente na urina, força ao urinar ou incapacidade, sensação de queimação no corpo, disfunção erétil, urina frequente durante a noite, cansaço e dor na região lombar.

Além dos sintomas, existem exames que ajudam a descobrir o câncer, como o Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue utilizado como check-up e o toque retal (exame mais preciso). Alguns pacientes com nível normal de PSA podem ter um tumor maligno, que pode até ser mais agressivo, por isso, este exame, feito de forma isolada, não deve ser adotado como única forma de diagnóstico.

Com o toque retal, é possível descobrir o câncer de forma mais precisa. USG próstata, RMN próstata, biópsia de próstata também são opções de exames.

Entre os tratamentos para o câncer de próstata estão:
– Radioterapia;
– Braquiterapia
– Cirurgia
– Bloqueio hormonal
– Quimioterapia (em casos avançados e graves e em falha do bloqueio hormonal)

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior