Judoca franco-rochense é destaque no “Meeting Estadual de Judô”

Alguns esportes têm sido cada vez mais motivo de alegria e esperança para muitos jovens que sonham em alcançar o sucesso. E com Nicolas Oliveira, de 18 anos, não é diferente, franco-rochense apaixonado por judô, ele cresce cada vez mais em sua área, trazendo destaque e orgulho para Franco da Rocha.

No início de novembro, foi realizado um campeonato de judô, o conhecido Meeting Interestadual Interclubes (antigo campeonato brasileiro de judô), neste ano sediado na cidade de Brusque, em Santa Catarina. O torneio envolve cerca de 180 equipes, que levam os quatro melhores atletas de cada categoria por estado para competir. Nicolas conseguiu sua classificação depois de ser campeão do “Open de judô”, realizado no início do ano, que o levou ao campeonato paulista, onde conquistou o primeiro lugar no pódio, ganhando uma vaga de destaque no campeonato.

O jovem é fruto de um projeto realizado no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que visa aprimorar e revelar novos talentos para os esportes. Pelo seu destaque, acabou sendo chamado para treinar com a equipe principal, no Centro Social Urbano (CSU), que participa de competições representando a cidade. De lá ele não saiu mais e segue nessa rotina de treinos há cerca de seis anos.

Segundo a mãe Michele Oliveira, Nicolas não começou fazendo judô, e sim futsal, frequentando os treinos no CIE. “Ele percebeu um grupo que praticava a modalidade com a sensei Dani de Jesus e quis participar, saindo do futsal e ingressando na turma do judô. Com dois meses, ele participou do primeiro campeonato no Paulo Rogério e ganhou o primeiro lugar. É uma luta constante, mas estamos sempre buscando o melhor”.

“A gente sempre acompanhou o Nicolas, mesmo não sendo fácil, pela questão dos gastos. Hoje, para manter um atleta sem patrocínio, acabamos tendo que arcar com todas as despesas. Mesmo com a ajuda da Prefeitura, é sempre muito complicado”, disse Michelle.

Sua participação no meeting foi premiada com o terceiro lugar – categoria leve em que o franco-rochense lutou, inclusive, com diversos atletas faixa pretas e sendo destaque embora ainda esteja na faixa colorida. O jovem foi o melhor colocado entre todos os atletas paulistas que participaram da competição, e o único deles no pódio.

“É gratificante vê-lo conquistando tanta coisa, porque ele já pensou em desistir por todas as dificuldades, e nós nunca deixamos, fomos até o fim. Suas conquistas são motivo de muita alegria”, completou a mãe.

Pensando na preparação para 2023, Nicolas manterá a rotina de treinos e descansará neste final de ano à espera dos próximos campeonatos e encerrando sua temporada recheada de medalhas e conquistas.

Texto: Carlos Augusto – Foto: Equipe Esporte