Consórcio Luz de Franco: Prefeitura já modernizou 3.555 pontos de iluminação pública da cidade

Na manhã da última sexta-feira (2), durante a inauguração do novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Lago Azul, a secretária de Obras e Serviços e representante do Comitê de Governança do Consórcio Luz de Franco, Katiele Felippe, apresentou um balanço do projeto de modernização da iluminação pública do município.

Até o momento, 3.555 pontos já foram modernizados, número superior a meta de 3.412 pontos, totalizando 70% do município; 535 pontos receberam o sistema de telegestão e 19 faixas de pedestres também foram iluminadas.

O projeto realizado por meio do consórcio Luz de Franco, teve início no segundo semestre de 2021, já está na segunda fase, onde os pontos de iluminação seguem sendo trocados por lâmpadas de LED. Até o momento, este serviço está fazendo com que o município alcance uma eficiência energética de 45%, maior que a meta estipulada no início, que era de 37,5%. Além da troca das lâmpadas, um sistema de telegestão também está sendo instalado. O conjunto consiste em uma placa eletrônica capaz de fazer o controle das lâmpadas, permitindo, por exemplo, programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas, identificar falhas, como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, e regular a intensidade da luz emitida.

Entre as atribuições do consórcio, estão a realização da manutenção de mais de 10 mil pontos de iluminação existentes, mas a previsão é que esse número aumente para 12.350 pontos a serem modernizados. A substituição de todas as lâmpadas por LED também é obrigatória, esta etapa, além de reduzir o consumo de energia elétrica, garante maior segurança aos cidadãos.

Na fase 2 – marco 3, a meta é que sejam modernizados 3.220 pontos restantes e que a eficiência energética do município seja superior 64%. Além disso, será finalizada a instalação do sistema de telegestão e mais 57 faixas de pedestres serão iluminadas.

A Prefeitura também realizou a iluminação arquitetônica da cidade em pontos turísticos importantes como no Museu de Arte Osório Cesar (Maoc); no monumento de entrada da cidade; Casa de Cultura Marielle Franco; portal de entrada do Parque Juquery e letreiro do novo prédio da maternidade.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: César Iury