Inaugurado o novo prédio do Cras do Lago Azul

Para reafirmar o compromisso da Prefeitura de Franco da Rocha com as políticas de Sistema Único de Assistência Social (Suas), na última sexta-feira (2), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou o novo prédio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Lago Azul. O prédio fica no mesmo terreno da antiga unidade, que foi totalmente demolida para construção do novo espaço. Veja fotos do evento.

A cerimônia, transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, também foi marcada pelo lançamento de outros projetos importantes do governo, como o programa Papa Fila da Saúde, além da divulgação de um balanço do programa de modernização da iluminação pública, o Luz de Franco, e o anúncio das obras de revitalização e reocupação do Complexo Hospitalar do Juquery.

Durante anos, a unidade do Lago Azul sofreu com alagamentos, e para minimizar esses problemas, o novo Cras conta com uma estrutura elevada, projetado para diminuir os alagamentos. São três mil metros quadrados de área total, que incluem uma passarela de acesso pela rua Três Marias, sala de entrada, recepção, administração, sala de espera, sala de cadastro, depósito, sala para coordenação, salas multiuso, cozinha, sanitário com acessibilidade, playground e uma quadra poliesportiva.

O prefeito Dr. Nivaldo esteve no evento acompanhado da vice Lorena Oliveira; da secretária de Assistência Social Elaine Kipp; do secretário executivo de Gabinete Marcus Brandino; da secretária de Saúde Thais Marquês; da secretária de Obras e Serviços Katiele Felipe; dos vereadores do município e do ex-prefeito Kiko Celeguim.

A secretária Elaine Kipp celebrou a entrega do novo prédio à população e lembrou a participação dos moradores nessa grande conquista. “Essa inauguração é símbolo de resistência, assim como a nossa política de assistência social, aqui no Lago Azul. Por muitos anos, os moradores enfrentaram alagamentos e nunca deixaram de acreditar na melhoria do espaço, assim como os técnicos, trabalhadores e a coordenação do Cras. Essa conquista é coletiva! Parabéns a todos”, disse a secretária.

O prefeito Dr. Nivaldo lembrou as dificuldades enfrentadas pela Assistência Social nos últimos anos com o sucessivo corte de recursos federais. “Precisamos lutar contra o desmonte do Suas e fazer a defesa constante do sistema, em nome da nossa população que tanto precisa desses serviços. O Cras é um importante equipamento aqui no Lago Azul, para atendimento social e até mesmo como instrumento de formação e convivência de jovens e idosos”, enfatizou o prefeito.

Ao final da cerimônia, a plateia foi presenteada com a apresentação do grupo Andorinhas do Lago Azul. Formado em 2015 por mulheres cantadoras que frequentavam o grupo de convivência do Cras, o conjunto foi acompanhado pelo músico Fabio Miranda no violão.

Animada, Benedita de Lima, de 64 anos, dançou e cantou na ciranda das Andorinhas. Ela conta que morou durante grande parte da vida no Lago Azul e por anos frequentou o Cras, fazendo amigos e cantando, uma das coisas que mais gosta de fazer. Hoje, dona Benedita já não mora mais no bairro, mas fez questão de participar da inauguração do no prédio. “Eu fui muito feliz aqui. Aprendi muito com as outras andorinhas e com o professor Fabio. Espero que ele visite o Centro Dia do Idoso, local que frequento hoje, para levar alegria para todos nós”, disse com sorriso no rosto.

Papa Fila da Saúde

Durante a cerimônia, a secretária da Saúde, Thais Marquês, anunciou o programa Papa Fila, que tem como objetivo realizar o atendimento de especialidades e procedimentos que ficaram em fila de espera devido às medidas de prevenção e atendimentos emergenciais realizados durante as fases mais agudas da pandemia da Covid-19. A meta é realizar mais de 21.800 atendimentos em 180 dias

Serão mais de 5 mil consultas clínicas e de triagens pré-cirúrgicas, desde neuropediatria e cardiologia até cirurgia geral e pequenas cirurgias. 1.200 exames complementares como de dopler de vasos e holter 24 horas, e mais de 10 mil serviços multiprofissionais, desde fisioterapia clínica até acupuntura clínica.

Luz de Franco

Ainda durante a cerimônia, a secretária de Obras e Serviços e representante do Comitê de Governança do Consórcio Luz de Franco, Katiele Felippe, apresentou um balanço do projeto de modernização da iluminação pública do município. O projeto, que teve início no segundo semestre de 2021, já está na segunda fase, onde os pontos de iluminação seguem sendo trocados por lâmpadas de LED. Até o momento, 3.555 pontos foram modernizados, número superior a meta de 3.412 pontos, totalizando 70% do município. No total, 535 pontos receberam o sistema de telegestão e 19 faixas de pedestres também foram iluminadas.

Uma nova Prefeitura no Juquery

Para reocupar o Complexo Hospitalar do Juquery e escrever uma nova história, o secretário executivo de gabinete, Marcus Brandino, anunciou que a prefeitura está realizando a reforma de alguns prédios para trazer a população de volta ao Juquery. Hoje, a Prefeitura já construiu e/ou recuperou os prédios que abrigam o ateliê de artes, o centro de vivências em múltiplas linguagens Raimunda Assunção, além da Emeb Roberto Meconi e da brinquedoteca Julieta Rosa Celeguim Gaborim.

Agora, o antigo pavilhão feminino está passando por uma grade reforma para dar lugar à Secretaria da Educação e o prédio da antiga creche e do pavilhão de observação do Juquery será a nova sede da prefeitura, onde também ficará o Gabinete do Prefeito e a administração.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior