VII Conferência Municipal da Educação debate ideias e políticas públicas para a área

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, realizou no último sábado (3), a VII Conferência Municipal da Educação. O evento aconteceu na Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar e reuniu cerca de 50 pessoas.

O objetivo da conferência foi proporcionar um espaço de construção de metas e objetivos entre representantes do governo e da sociedade civil para a organização da educação do município

A abertura do encontro foi feita pela secretária da pasta, Renata Celeguim, que celebrou a realização da conferência e a união dos profissionais em torno do debate de ideias e a metas do Plano Municipal da Educação, em vigência até o ano de 2024. “Desde a publicação do Plano Nacional de Educação, nós temos realizado o encerramento do ano letivo com as conferências que visam aproximar nós profissionais da educação e a sociedade para debater ideias, problemas e pensar coletivamente em soluções, estabelecendo as nossas prioridades no âmbito municipal”, disse a secretária.

Neste ano, para analisar os avanços e identificar os novos desafios da educação municipal, foram debatidos cinco eixos: Educação infantil (atendimento às crianças de 0 a 5 anos); Ensino Fundamental (alfabetização, educação integral, aprendizado adequado na idade certa, qualidade da educação); Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos e Valorização dos Profissionais da Educação (plano de carreira, gestão democrática e gestão democrática).

Após a apresentação das metas, os participantes e mediadores se reuniram em grupos para discutir os temas e elaborar metas. Entre os principais avanços conquistados no âmbito da educação municipal nos últimos anos, foram destacadas a criação das vagas em tempo integral, construção de novas creches, reforma e ampliação do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), além da valorização dos profissionais da educação.

As metas e sugestões para os próximos anos incluem a construção de novas creches para atender às demandas que surgiram nos últimos anos em decorrência da criação de novos bairros e construção de novas unidades habitacionais, a necessidade de ofertar mais formação para os professores da rede, em especial, em libras, aumentar a acessibilidade no prédios da escolas, além da erradicação do analfabetismo e a redução do analfabetismo funcional.

“Depois de seis edições da conferência, eu sinto que hoje nós nos sentimos protagonistas da nossa rede, tanto para reconhecer o que foi feito, o que está em andamento quanto para o que ainda precisamos fazer. Atualmente, nossa discussão gira muito mais em torno do fazer pedagógico e do desenvolvimento das nossas crianças, por isso, parabenizo todo o trabalho desenvolvido durante o ano para voltarmos nosso olhar para o que podemos fazer ainda melhor no ano que vem”, disse a secretária adjunta da Educação, Iraci Silva.

Texto e foto: Luana Nascimento