Prefeitura lança programa Papa Fila da Saúde para agilizar procedimentos médicos represados durante a pandemia

Pensando sempre no bem-estar de seus cidadãos, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na última sexta-feira (2), o Papa Fila da Saúde, programa que tem por objetivo reduzir a demanda reprimida na cidade por consultas, exames e cirurgias. O lançamento aconteceu durante a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Lago Azul.

O Papa Fila tem como objetivo realizar em 180 dias mais de 21.800 atendimentos e procedimentos médicos que estavam em espera por conta das ações de prevenção e combate à pandemia da Covid-19. O programa terá início no dia 12 de dezembro, com os agendamentos já gerados no sistema da saúde; os pacientes que estão na fila de espera dos serviços serão comunicadas para realização dos atendimentos, que serão realizados pela rede municipal e privada.

Serão mais de cinco mil consultas clínicas e triagens pré-cirúrgicas, que vão desde especialidades, como neurocirurgia, cardiologia até cirurgia geral e pequenas cirurgias, cerca de 1.200 exames complementares, como dopler de vasos e holter 24 horas, e mais de dez mil serviços multiprofissionais, como fisioterapia clínica e acupuntura. Além disso, mais de quatro mil serviços hospitalares serão efetuados, entre eles ginecologia, ortopedia e otorrino.

Durante sua fala, a secretária da Saúde, Thais Marques, explicou sobre o programa e como ele será executado, destacou os esforços das equipes de saúde do município durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“Houve um represamento na fila de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde por conta da pandemia no país inteiro. Então, elaboramos esse programa para suprir e agilizar esses atendimentos e procedimentos médicos, isso porque, entendemos que para o processo de recomeço pós pandemia, precisamos suprir e trabalhar essa fila para o bem das pessoas e do município”, disse Thais.

Para os profissionais da saúde

Os profissionais da área da saúde não ficaram de fora. O projeto Cuidando de Quem Cuida, foi desenvolvido para levar mais qualidade de vida e promover ações benéficas de ao bem-estar aos profissionais e colaboradores da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos e equipe administrativa.

Durante o projeto serão realizados cursos de toque terapêutico, bionergia e de toque terapêutico individual. Todos os cursos, proporcionarão aos profissionais o cuidado do corpo e da mente com aprendizados e sessões de reiki, musicoterapia, massagem e equilíbrio energético, sinergia em grupo, equilíbrio do corpo, mente e alma, além de massagem energética.

Texto: Amanda Iglesias – Foto: Orlando Junior