Defesa Civil estuda instalação de dispositivo que mede movimento de terra em Franco da Rocha

Na tarde da última quarta-feira (14), as equipes da Defesa Civil Municipal e Secretaria de Obras e Serviços se reuniram para uma nova vistoria nos principais terrenos íngremes de Franco da Rocha, com o objetivo identificar qual o ponto mais apropriado para a instalação de um inclinômetro.

O dispositivo é utilizado para medição de movimentos do solo, captando riscos de deslizamentos em um raio de até 30 metros. Além disso, a ferramenta possui uma ampla faixa de temperatura de operação, consumindo pouca energia.

Na última vistoria realizada no terreno da Avenida Liberdade, no centro, estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil, Dorival Jota Silva, e o técnico Jonas José; o geólogo Rafael e uma equipe de apoio da Infraestrutura que pontuaram as melhores áreas para a instalação do aparelho, verificando o tipo de solo, inclinação já existente, vegetação local e talude (se é natural; de corte; de aterro ou de lançamento).

Quando instalado em uma base de até três metros quadrados de profundidade, o inclinômetro é capaz de ler ângulos com alto grau de precisão, utilizando um “giroscópio interno”, dispositivo cujo eixo de rotação mantém sempre a mesma direção com referência na força gravitacional. O giroscópio quando colocado em um objeto sólido (a terra) compara o ângulo do objeto e exibindo o resultado em um visor digital. O limite de cada solo possui um valor diferente e é calculado.

De acordo com a equipe da Defesa Civil, o plano é que o aparelho seja instalado no próprio terreno da Avenida Liberdade em 2023, onde serão colocadas plataformas para a instalação.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Júnior