Construção de escadaria hidráulica no Parque Vitória reforça escoamento de água da chuva e previne erosão do solo

Em dezembro do ano passado, uma escadaria hidráulica começou a ser construída na rua Julio Mesquita, no Parque Vitória. O serviço, que está sendo feito por meio da Secretaria de Obras e Serviços, tem o objetivo de escoar corretamente a água da rua, principalmente em épocas chuvosas, além de facilitar o acesso dos pedestres.

A escadaria hidráulica consiste em uma estrutura construída em terrenos íngremes, que ajuda no escoamento de águas pluviais, evitando acúmulo de água, erosões nos terrenos e outros problemas no solo.

Antes, o local era coberto de vegetação e havia descarte irregular de materiais. Por estes motivos, os trabalhadores realizaram toda a limpeza do terreno, começaram a dar forma à escada e construíram dois muros nas laterais onde haverá a vazão da água. “A obra está sendo executada para o direcionamento das águas pluviais e haverá possibilidade de acesso dos pedestres à rua Jaime Duprat, na Vila Ramos”, afirmou o engenheiro responsável pela obra, Deivison Rangel. O engenheiro também explicou que os imóveis próximos ao local da obra sofriam com infiltração e que este problema já está sanado, levando mais segurança para a população do bairro.

Neste momento, a obra está 90% concluída. Os trabalhadores estão finalizando a base da escadaria e cimentando os degraus, para instalarem o contrapiso e rebocarem os dois espaços para a vazão de água.

De acordo com a secretaria, a previsão de término da obra é para o primeiro semestre deste ano.

Texto e foto: Khananda Beatriz