Secretaria da Saúde promove Dia D do Planejamento Familiar no próximo sábado, dia 28 de janeiro

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, vai promover no próximo sábado, 28 de janeiro, o Dia D do Planejamento Familiar. O evento acontecerá em todas as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 9h às 16h, e oferecerá orientações gratuitas com profissionais de assistência social e saúde, incluindo atendimento psicológico.

O planejamento é uma forma de assegurar que a população tenha acesso à informação, métodos de contracepção eficazes e serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma saudável. Os métodos de planejamento familiar e contraceptivos são gratuitos e assegurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e incluem a laqueadura de trompas, vasectomia, que são métodos irreversíveis, além do uso de anticoncepcionais, preservativos femininos e masculinos e Dispositivo Intra-Uterino (DIU).

Confira o endereço das Unidades Básicas de Saúde:

UBS Parque Vitória

UBS São Benedito
Travessa Marília, s/n – São Benedito

Lei do Planejamento Familiar e a Assistência Integral à Saúde da Mulher

Como parte da assistência integral à saúde, o planejamento familiar é assegurado pela Lei Federal 9.263/96, vigente há 25 anos e é voltado para pessoas em idade fértil e que desejam iniciar a vida sexual ou planejar a chegada dos filhos.

Além dos métodos de contracepção, o planejamento familiar inclui o aconselhamento pré-concepcional e o cuidado pré-natal. Essa medida visa conhecer as expectativas da mulher em relação à gravidez, além de identificar fatores de risco ou doenças que possam interferir na futura gestação.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior