Espetáculo “O Tarô dos Loucos” será apresentado no Ateliê de Artes Tablado Juquery neste sábado, 28 de janeiro

Com uma narrativa que explora o passado de pessoas que passaram pelo hospital psiquiátrico do Juquery, o Projeto “Um Palhaço nas Águas do Juquery” entrará em circulação neste fim de semana em Franco da Rocha, com o espetáculo teatral “O Tarô dos Loucos”. A apresentação gratuita será neste sábado (28), às 19h, com um bate-papo com o artista, seguido pelo início da peça, às 20h, no Ateliê de Artes Tablado Juquery, localizado na Av. dos Coqueiros, s/n – Centro.

Enquanto a famosa cartomante Madame não chega, o ajudante Fiapo leva o público para conhecer histórias, objetos e personagens de um lugar misterioso. A peça faz uma homenagem a quatro pacientes que viveram dentro do Hospital Psiquiátrico do Juquery, misturando ficção e fatos reais. Um jogo de tarô, O Tarô dos Loucos, é realizado ao vivo e a cada apresentação uma cena diferente é apresentada.

O espetáculo, dirigido por Andréa Macera, com produção da Casa Realejo de Teatro e idealização de Eduardo Bartolomeu e Andréa Macera. é inspirado pelas lembranças sobre Bira, Biriba, Carol e Carlitos, pessoas que marcaram passagem na cidade de Franco da Rocha.

Essa nova temporada acontecerá com realização e patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Edital #ProAC2022.

Mais sobre “O Tarô dos Loucos”

Obra criada a partir da memória que a comunidade de Franco da Rocha guarda sobre alguns pacientes que viveram no Hospital Psiquiátrico do Juquery. Partindo disso, a peça teatral apresenta a história de quatro figuras marcantes na história do complexo do Juquery e da cidade. Um dos períodos do Hospital que ficou amplamente conhecido como uma fase difícil, de tratamentos agressivos e condições sub-humanas, com os pacientes moradores. Esse estigma persiste ainda em parte da comunidade.

A montagem tem característica lúdica, utilizando a palhaçaria como técnica, mas mergulhando em histórias densas. Assim, todos os elementos dialogam com o público, especialmente os que conhecem sobre o Juquery, mesmo que minimamente.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Divulgação


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).