Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb elege presidente e vice-presidente

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, está iniciando mais um ano letivo, e com ele, vários projetos estão surgindo com o objetivo de auxiliar da melhor maneira, os alunos da rede municipal de ensino de Franco da Rocha.

E, na última sexta-feira (27), o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) se reuniu no novo prédio da Secretaria de Educação, localizado no Complexo Hospitalar do Juquery, para eleição do presidente e vice-presidente do conselho. Criado em 2007 pelo governo federal, o fundo tem o objetivo de promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. Veja fotos do evento.

A reunião foi conduzida pela diretora de planejamento orçamentário e financeiro Soraya Pio, junto a professora Caroline Seton, que explicaram a importância deste projeto e a função de cada um. “Nós recebemos mais de 114 milhões de reais para investirmos na melhor educação possível. O papel de vocês como parte do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é instruir, acompanhar, controlar e supervisionar todo esse recurso durante os quatro anos de mandato”, afirmou a diretora de planejamento.

No total, são 28 conselheiros, entre eles, um titular e um suplente das diversas áreas da educação, capazes de distribuir corretamente o dinheiro recebido pelo governo. Os novos representantes fazem parte do poder executivo; magistério; direção escolar; administração e Conselho Municipal e Tutelar. Os representantes dos pais de alunos e dos próprios alunos; das Organizações da Sociedade Civil e da escola do campo também estão envolvidos com o programa.

O prefeito Dr. Nivaldo Santos, a vice Lorena Oliveira e a secretária adjunta de Educação Iraci Silva estiveram presentes na reunião e parabenizaram os conselheiros pelo interesse. “Precisamos de educação de qualidade e tenho certeza que irão desempenhar essa tarefa com sucesso. São 17 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino que necessitam de atenção especial, e cabe a nós fazer um bom papel”, disse o prefeito. Além de parabenizar os educadores, Dr. Nivaldo ainda citou o quão bonito é ressignificar o antigo prédio administrativo do Juquery.

Foram eleitas, de maneira democrática, a representante dos pais de alunos, Ângela Maria, para presidenta do conselho e a diretora escolar Patrícia Batista para vice. “Tenho certeza que farei um bom trabalho, possuo bagagem educacional e experiência que pode ajudar a todos”, comentou Ângela.

Serão quatro reuniões trimestrais para a prestação de contas do conselho, que exige a presença de todos os envolvidos.

A volta do financiamento educacional

Durante a reunião, a diretora Soraya também citou que na esfera federal, houve redução substancial dos recursos da educação básica. “Em todo o país, foi quase um bilhão a menos em uma das etapas que mais precisa de apoio, o Fundeb, especialmente depois da pandemia. Por este motivo, houve a economia de recursos, mas agora é certo que o valor recebido corresponderá às necessidades da educação”, concluiu Soraya.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior