Estação de Tratamento de Esgoto de Franco da Rocha entra em fase de testes

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Franco da Rocha, uma das principais obras de saneamento básico da história da cidade, já opera em fase de testes para sua inauguração, ainda no primeiro semestre de 2023. Com investimento de R$ 33 milhões, o equipamento chega por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em parceria com a prefeitura.

Em média, a instalação terá capacidade para tratar 200 litros por segundo de efluente, que são resíduos provenientes de indústrias, esgotos e redes pluviais lançados na forma de líquidos ou gases no meio ambiente. Com a operação da nova ETE de Franco da Rocha, o município chegará a um índice de tratamento de até 89%.

O secretário de Licenciamento e Planejamento Urbano, Eduardo Martins, explicou o motivo dos testes nessa fase de transição. “Nessa fase de testes, antes da entrega oficial para a Sabesp, a empresa responsável pela obra opera parcialmente o equipamento para ajustar os últimos detalhes. Esse processo é necessário para que tudo ocorra da melhor maneira possível quando a estação estiver em pleno funcionamento”, disse Eduardo.

A ETE ficará no terreno próximo ao Complexo Hospitalar e à penitenciária, na margem esquerda do rio Juqueri. Vale lembrar, que a nova estação faz parte do Projeto Tietê, da Sabesp, que já levou coleta e tratamento de esgoto a 12,4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: César Iury


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).