Gana e Bélgica são campeões da 3ª Copa Menino de Ouro de Franco da Rocha

Na 3º edição da Copa Menino de Ouro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, trouxe não só mais uma competição para o futebol de base de Franco da Rocha, mas principalmente, a oportunidade de 148 alunos nas categorias sub-8 e sub-12 sentirem na pele a emoção de entrar em campo para brigar pela primeira taça de suas vidas. Veja fotos dos jogos.

Por seis meses, 11 times representados por países de todo o mundo disputaram ponto a ponto até as finais realizadas na última quarta-feira (1), no campo do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais. No sub-8, Gana e Portugal decidiram o campeonato na categoria, já no Sub-12 os protagonistas da última fase foram Holanda e Bélgica.

Ao som do famoso hino da Champions League, o principal campeonato da Europa, os finalistas entraram em campo com o apoio de suas famílias que marcaram presença na arquibancada. No primeiro jogo da noite, entre Gana e Portugal, o equilíbrio ficou de lado graças a atuação diferenciada e impressionante para um garoto de apenas sete anos.

Matheus Silva Ferreira, morador do bairro Parque Pretória e meia-armador de Portugal, estampou seu nome na galeria de promessas franco-rochenses e ajudou sua equipe a ser superior a Gana, vencer por 4 a 0 e ser campeão do sub-8 da Copa Menino de Ouro 2022.

Matheus, que recentemente foi aprovado na peneira do Corinthians, falou da felicidade de levantar a taça e levar o título de artilheiro da categoria para casa. “Feliz demais por esse momento e por ajudar meus colegas. Agradeço ao meu pai e minha família por acreditarem em mim”, disse o novo jogador do timão.

Já na segunda decisão da noite no sub-12, a chuva apertou e apenas uma das equipes, entre Holanda e Bélgica, soube controlar o jogo com o campo molhado. Esse fator é praticamente um 12º jogador, por dificultar a partida pelas bolas mais rápidas na disputa em linha e deixá-las escorregadias para os goleiros.

E foi exatamente aí que a surpresa apareceu. De baixo das três traves da Bélgica, o goleiro, Murilo Matos, foi um paredão. Com sua equipe vencendo por 2 a 0, Murilo fez mais de três defesas difíceis e defendeu no canto inferior direito o pênalti para Holanda que poderia equilibrar o jogo.

A grande atuação rendeu ao atleta o prêmio de melhor da partida e a taça de campeão ao time da Bélgica. “Estou feliz demais pelo pênalti defendido, que é quase um gol para um goleiro. Agora é comemorar com os meus amigos”, disse Murilo.

Durante a premiação, todos os atletas receberam das mãos da equipe da Secretaria de Esporte, inclusive seus professores Nayara de Oliveira e Cléber Beltrame, as medalhas pela participação no torneio.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos