Ampliação de escadaria hidráulica no bairro Companhia Fazenda Belém vai auxiliar no escoamento da água da chuva e prevenir erosão do solo

No final do mês de janeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, iniciou a obra de ampliação de uma escadaria hidráulica na Viela Rafael Bransford, localizada no bairro Companhia Fazenda Belém.

A escadaria hidráulica consiste em uma estrutura construída em terrenos íngremes, que ajuda no escoamento de águas pluviais, evitando acúmulo de água, erosões nos terrenos e outros problemas no solo. Segundo a arquiteta responsável pela obra, Nathalia da Mata, a antiga escadaria não estava sendo suficiente para comportar a vazão de água da Viela Rafael Bransford até a rua João Pinto Machado, localizada abaixo da viela.

“A escada possuirá 70 metros de comprimento e evitará transtornos para os moradores da rua João Pinto Machado, que estão sofrendo com problemas de infiltração em suas casas, principalmente em períodos chuvosos”, afirmou a arquiteta.

A equipe da secretaria já realizou a limpeza correta da vegetação local e já iniciou a construção da escadaria. Além desta ampliação, os trabalhadores também fizeram uma galeria de águas pluviais na própria viela. Segundo a arquiteta, esta obra evita com que a água corra para outros pontos além da escadaria hidráulica.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços a previsão de término desta obra é para este semestre.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: César Iury