XI Conferência Municipal da Saúde define propostas de melhorias para a área em Franco da Rocha

O conceito de saúde, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1946, como estado de completo bem-estar físico, mental e social, demonstra como a saúde é extremamente importante para toda população. Seguindo essa definição, a Prefeitura, por meio Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (4), a XI Conferência Municipal de Saúde no salão do Centro Social Urbano (CSU).

Sob tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento é uma oportunidade de avaliar e aprimorar as demandas da população, bem como dos trabalhadores e gestores da área. Veja fotos.

A pré-conferência, realizada por meio de votação por formulário on-line entre os dias 12 e 29 de janeiro, foi o primeiro passo para participação dos moradores, identificando prioridades locais e estimulando a participação da comunidade. Já o evento presencial, transmitido pelos canais oficiais da Prefeitura, contou com a presença da vice-prefeita Lorena Oliveira, da secretária da Saúde Thaís Marquês, da presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Rosana Barreto, entre outros trabalhadores da área e do vereador Dado.

A abertura da conferência foi feita pelas alunas da oficina de jazz municipal com coreografia da professora Nicole Barros, seguido pela apresentação dos temas que seriam abordados no evento: “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS)”, “A vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Destacando a participação popular na conferência, a presidenta do Conselho Municipal de Saúde Rosana Barreto falou agradeceu a dedicação da equipe e a defesa do SUS. “Cada um aqui presente, é essencial para assegurar o sucesso do objetivo principal: ouvir as vozes da população nas decisões relacionadas á saúde. A colaboração dos munícipes é primordial na elaboração das politicas públicas que atenderão as necessidades da nossa comunidade”, disse Rosana.

A reunião seguiu, mostrando as propostas que foram aprovadas pela votação aberta, são elas:

– Desencadear ações junto à população, governos municipal, estadual e federal para a manutenção do Programa Mais Médicos;

– Defesa de acesso à vacinação contra a Covid-19 para toda a população, com a implementação de estratégias mais efetivas;

– Fortalecer o compromisso e a defesa da consolidação de um SUS universal, 100% público, financiado com recursos suficientes e adequados, provenientes da seguridade social;

– Manter processos de educação permanente em saúde e educação continuada, visando a promoção de atendimento humanizado para todos os trabalhadores, gestores e usuários da saúde;

Orientados pelo mestre em capoeira, Claudemir Ramos, conhecido Costinha, o grupo da capoeira de Franco da Rocha, fez uma apresentação socioesportiva e cultural par o púbico. Em seguida, a vice prefeita Lorena e a secretária da Saúde Thaís Marquês, entregaram os certificados para as pessoas delegadas eleitas e aptas a participar da próxima etapa da conferência, que acontecerá no âmbito estadual.

A secretária Thais Marquês finalizou a cerimônia prestigiando os envolvidos na realização do evento. ” A conferência nos dá essa oportunidade de maior participação social, onde temos que olhar sempre o que é de interesse popular, observar o que as pessoas mais precisam, além de expressar nosso ponto de vista como profissionais da área. Que a gente possa tornar reais essas propostas, para fazer um Sistema Único de Saúde cada vez melhor para Franco da Rocha e para a nossa população”, encerrou.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Cesar Iury