Prefeitura inicia vacinação nas escolas para imunizar adolescentes de 15 a 19 anos contra a meningite

Com o objetivo de proteger os adolescentes contra a meningite, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e da Diretoria de Vigilância em Saúde, em parceria com o Colégio Técnico Brasília, iniciou na última quinta-feira (9), a imunização nas escolas do município.

O primeiro dia de vacinação aconteceu na Escola Estadual Adail Jarbas Duclos, localizada no bairro Vila Santista, onde os alunos do Ensino Médio, de 15 a 19 anos de idade receberam a proteção. Para que os adolescentes fossem vacinados, foram enviados aos pais, mães ou aos responsáveis, uma autorização.

“Estamos felizes que os nossos alunos poderão se vacinar aqui, recebi muitas autorizações dos pais”, disse a vice-diretora, Jane Fidencio.

A meningite é uma infecção bacteriana que pode causar sequelas e até mesmo, dependendo da gravidade, à morte. “A vacinação evita a ocorrência de surtos. No ano passado, houve sete casos de meningite no município e no mesmo ano, foram realizadas ações de vacinação nas escolas e busca ativa de faltosos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), isso fez uma grande diferença”, afirmou o Diretor de Vigilância em Saúde, Luis Fernando Pinheiro.

O imunobiológico faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos três e cinco meses de idade, com um reforço aos 12 meses de idade. Adolescentes de 11 a 14 anos recebem uma dose da vacina Meningocócica ACWY.

“Eu estou com medo, mas é importante se vacinar para ficarmos mais fortes e saudáveis. Não estou cuidando só de mim, mas da saúde das outras pessoas também”, comentou Julia Rebeca, de 14 anos.

Segundo o diretor de vigilância, a vacinação continuará acontecendo em todas as escolas do município até o final do mês de fevereiro. Além da vacina meningocócica C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece durante todo ano, a vacina ACWY, destinada a crianças e adolescentes de 11 a 14 anos de idade.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior