Prefeitura vai realizar o I Forúm de Assistência Técnica para “Práticas de ATHIS na prevenção e mitigação de riscos”

A Prefeitura de Franco da Rocha vai promover o “I Fórum de Assistência Técnica de Interesse Social: Práticas de ATHIS na prevenção e mitigação de riscos”.

O Fórum acontecerá nos dias 23 e 24 de março e vai debater políticas públicas, desafios e soluções em ATHIS para prevenção e mitigação de riscos em áreas urbanas suscetíveis a desastres socioambientais.

É uma importante oportunidade de discutir com prefeitos, secretários municipais, coordenadores de defesa civil, arquitetos urbanistas, engenheiros, assistentes sociais, profissionais da saúde e quaisquer áreas que atuem com direito à cidade e moradia digna.

Quem quiser participar, é necessário se inscrever pelo formulário.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Franco da Rocha e do Instituto Soma, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP.

Confira a programação:
1º DIA – 23 DE MARÇO DE 2023 (QUINTA-FEIRA)
8:30 – Credenciamento com Coffee Break
9:00 – Solenidade de Abertura
10:30 – Mesa 1: ATHIS no território do CIMBAJU: As potencialidades e desafios para implantação do programa ATHIS nos territórios no Estado de São Paulo e no Brasil; apresentação do Programa de ATHIS de Franco da Rocha, experiências no CIMBAJU e o desenvolvimento de assistência técnica gratuita neste território.
12:00 – 14:00 – Intervalo
14:00 – Mesa 2: ATHIS sob a perspectiva da garantia de direito social: O ATHIS no ponto de vista da garantia do direito social, uma vez que este instrumento deve garantir o direito à moradia digna, adequada e segura e à cidade para a famílias de baixa renda e grupos sociais vulneráveis; como o ATHIS pode promover a justiça e inclusão social nas cidades, mitigar conflitos fundiários, à garantia de moradia segura, mobilidade, paisagem, ambiente sadio, memória arquitetônica e urbanística e identidade cultural.
15:30 – Coffee Break
16:00 – Mesa 3: ATHIS na perspectiva da Redução de Risco: Aprofundando alguns conceitos sobre risco socioambiental no contexto do ordenamento territorial nas cidades, seus paradigmas e os desafios em relação aos conflitos, injustiça, prevenção, adaptação e como o ATHIS pode ser um dos instrumentos para superar estes desafios.
17:30 – Finalização e encerramento do período

2º DIA – 24 DE MARÇO DE 2023 (SEXTA-FEIRA)
8:30 – Recepção
9:00 – Mesa 4: ATHIS na perspectiva da mobilização e organização social: A importância da mobilização e organização social no funcionamento do ATHIS e para a prevenção e mitigação dos riscos. Como a mobilização local dos moradores, o trabalho conjunto entre gestores públicos, assessorias técnicas, moradores e universidades podem garantir moradia segura e direito à cidade.
10:30 – Coffee Break
10:50 – Mesa 5: Implantação dos projetos desenvolvidos por ATHIS: Apresentação de experiências exitosas de projetos de ATHIS nos quais a população, gestores públicos, assessorias técnicas e universidade atuaram de forma articulada e planejada com o objetivo de demonstrar as potencialidades e os desafios na implantação e os caminhos para realizá-lo.
12:20: Finalização e Encerramento do Período
14:00: Mesa 6 – Financiamento em ATHIS: Possibilidades e desafios na captação de recursos para ATHIS pelos municípios, a importância da interlocução entre os diversos atores e esferas de governo para ampliação e consolidação da política pública.
15:30: Coffee Break
15:50 – “World Café” – Plenária Final: Utilizando a metodologia World Café proporcionar um momento de conversa e reflexão sobre os assuntos que foram tratados durante o Fórum onde os participantes possam levantar quais são os desafios para o ATHIS e o que é necessário para que o programa se efetive no território do CIMBAJU como um instrumento importante para atuação e intervenção prioritariamente em áreas de risco.